Documentações de Segurança

Finalidade dos Procedimentos de Segurança do Trabalho

Por Maria Clara Fonseca Lacerda Valverde - 2 de outubro de 2017
Finalidade do Procedimento de Segurança do Trabalho

Os Procedimentos de Segurança são ferramentas de gestão que têm como intuito definir as regras de segurança e as responsabilidades cabíveis aos colaboradores e a empresa.

Com o objetivo de proteger as pessoas, os equipamentos e as instalações da sua empresa, bem como promover a preservação do meio ambiente e a aptidão ao trabalho dos seus colaboradores, em decorrência da execução dos serviços realizados.

Estes procedimentos contêm as descritivas de cada processo das atividades, apresenta os riscos em que os colaboradores estarão expostos e as medidas mitigadoras.

Além disto, permitem que a informação seja padronizada de forma que toda a equipe envolvida diretamente na atividade possa ter conhecimento das medidas de segurança e corporativas a serem cumpridas na empresa.

Vale ressaltar que os Procedimentos de Segurança devem estar sempre disponíveis para consulta e a divulgação não exime os treinamentos específicos para as atividades críticas.

Estas medidas devem ser simples e objetivas para que assim facilite o entendimento dos colaboradores e, anualmente, devem ser analisadas e revisadas sempre que houver alteração dos riscos. A revisão deve contar, ainda, com a participação de representantes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Além de ser considerada uma ferramenta de gestão, contribui legalmente quando há algum tipo de negligência por parte do colaborador.

Sua divulgação para todos os colaboradores envolvidos nas atividades é imprescindível. O empregador deve realizar trabalhos educativos para que haja cada vez mais conscientização sobre a importância da segurança nas atividades e os perigos existentes no ambiente.  

Com isto, sua organização estará ensinando como prever as possíveis situações de risco podendo, assim, evitá-las.

E, mesmo seguindo todos os passos descritos nos Procedimentos de Segurança, o risco não deixa de existir. Por isso, as atividades devem ser realizadas sempre com bastante atenção na sua área de trabalho.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://blog.inbep.com.br/6-beneficios-documentacao-procedimentos-seguranca/

 

Fonte da Imagem:

Freepick