Ambiente de Trabalho

O que é Assédio Moral?

Por Matheus da Silva dos Santos - 9 de novembro de 2017
O que é Assédio Moral

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.

A novidade pode ser encontrada na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e, ainda, na abordagem que tenta estabelecer o nexo causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho.

A reflexão e o debate sobre o tema ganharam força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada pela Dra. Margarida Barreto, médica pesquisadora e importante ativista sobre o assunto, que se dedicou à causa após uma tragédia pessoal. Após utilizar como tese em sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, que foi defendida em 22 de maio de 2000, na PUC/ SP, com o título “Uma Jornada de Humilhações”.

Outra matéria saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então, o contexto vem se destacando ao longo dos anos e ganhando presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão.

 Com isto, o assunto atualmente já é discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo.

A violência moral no trabalho constitui, ainda, um fenômeno internacional, segundo pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em diversos países desenvolvidos. O levantamento aponta para distúrbios da saúde mental relacionados com as condições de trabalho em países como: Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos.

 Atualmente, já existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários foram aprovados e, dentre eles, destacamos: São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, dentre outros.

 No âmbito estadual, o Rio de Janeiro condena esta prática desde o ano de 2002 e existem projetos  em tramitação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Bahia.

 Já no âmbito federal, existem propostas de alteração do Código Penal e de outros projetos de lei.

O que é considerado humilhação?

Conceito: É o sentimento de ser ofendido (a), menosprezado (a), rebaixado (a), inferiorizado (a), submetido (a), vexado (a), constrangido (a) pelo outro (a).  Sentimento este que faz com que o indivíduo sinta-se sem valor pessoal e profissional, causando tristeza, baixa estima e queda no rendimento das atividades laborativas e de rotina.

E o que é assédio moral no trabalho?

Conceito: É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, que se tornam repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e desiguais em que predominam condutas negativas e relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinados ou de um ou mais colaboradores para um ou mais integrantes da equipe. Este perfil desestabiliza a relação da vítima com o ambiente de trabalho e com a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Listamos abaixo 5 situações que são identificadas como assédio moral:

  1. Repetição Sistemática;
  2. Intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego);
  3. Direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório);
  4. Temporalidade (durante a jornada de trabalho, por dias e até meses);
  5. Degradação deliberada das condições de trabalho.

O mercado de trabalho atualmente busca cada vez mais pelo “perfil do novo trabalhador”: autônomo; flexível; capaz; competitivo; criativo; agressivo; qualificado e empregável. Com isto, acirra ainda mais a competitividade entre indivíduos, comprometendo o ambiente de trabalho e as relações intra e interpessoais.

Portanto, o assédio moral deve ser identificado e relatado, para que possa ser devidamente combatido, não somente para a vítima mas também para todo o coletivo que testemunhar estes atos, promovendo a segurança e a saúde dos colaboradores e do ambiente de trabalho.

 

  Referências Bibliográficas:

CLT- Consolidação das Leis do Trabalho

OIT – Organização Internacional do Trabalho

  Fonte da Imagem:

https://www.s2consultoria.com.br/wp-content/uploads/2017/03/assedio-moral-trabalho.jpg