Segurança do Trabalho

O DDS Realmente é Importante?

Por Josiel Kruczkevcz - 21 de agosto de 2017
o-DDS-realmente-e-importante

O DDS realmente é importante? Quem deve participar? Qual o seu objetivo?  Confira o texto e descubra a sua importância!

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança e estabelece a reserva de um pequeno espaço de tempo, recomendado antes do início das atividades diárias em uma determinada empresa e com duração de 5 a 20 minutos para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à prevenção e segurança no trabalho. Instruções estas que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes e colaboradores.

O DDS desperta no trabalhador a conscientização no que envolve a sua jornada de trabalho, a segurança e a qualidade profissional, além de beneficiar os relacionamentos intra e interpessoal. Além disto, tem como objetivo conscientizar o funcionário antes do mesmo iniciar as atividades laborais e informar sobre os procedimentos de segurança que deverão ser adotados por todos os trabalhadores envolvidos.

O procedimento se originou nos anos 90 e muitas empresas vêm adotando a medida até então por destacar a importância da segurança aplicada à rotina de trabalho.

Seu desenvolvimento ampliou-se para outras ferramentas, tais como:  DDHSMA (Diálogo Diário de Higiene, Segurança e Meio Ambiente); DDHS (Diálogo Diário de Higiene e Segurança) e DHSMQ (Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), por exemplo.

A medida pode ser aplicada pelo empregador; supervisor; membros da SESMT; membros da CIPA; o técnico de segurança ou até mesmo algum colaborador que tenha sido designado a realizar a atividade.

É importante destacar que o DDS deve ser considerado como um documento, se encontrar registrado pela empresa e disponível a todos, bem como o calendário dos encontros e os assuntos  abordados.

Listamos abaixo 4 benefícios do DDS:

– Redução de custo com assistência médica;

– Redução de acidentes no trabalho;

– Aumento do comprometimento e satisfação dos trabalhadores;

– Melhoria na produtividade e no ambiente de trabalho.

 

Referências Bibliográficas: 

http://segurancadotrabalhonwn.com

http://www.segurancanotrabalho.eng.brwww.comportamento.com.br

 

Fonte da Imagem: Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados