Você sabe quanto a importância da Sinalização de Segurança para sua empresa? Será que vale a pena investir em faixas, placas e luzes?
As sinalizações foram criadas exatamente para chamar a atenção com ilustrações, cores vibrantes e símbolos universais de fácil entendimento, com o objetivo de auxiliar em casos de emergências no ambiente de trabalho.
Elas são consideradas obrigatórias nos locais de trabalho e estabelecimentos pois preservam a saúde e a integridade física dos colaboradores e visitantes.
A Sinalização de Segurança é dividida em áreas específicas para julgar em qual momento deve ser aplicada cada tipo de placa sinalizadora. Confira a seguir:
A Norma Regulamentadora 26 aborda a utilização de Sinalização de Segurança e traz consigo orientações e obrigações quanto a utilização de cores para a segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, além de abordar a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produtos químicos.
Outra forma complementar e imprescindível quanto a sinalização é a indicação dos riscos por meio de cores, citada na NBR 7195.
Dentre as cores utilizadas temos:
A conscientização das empresas e estabelecimentos é primordial para melhorar a implementação da Sinalização de Segurança em seus ambientes. Elas servem para promover a segurança dos trabalhadores nos ambientes laborais, bem como informar visitantes acerca dos caminhos e riscos.
Referências Bibliográficas:
NR-26 – Sinalização com Cores para a Segurança nos Locais de Trabalho
ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 7195
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR26.pdf
Fonte da Imagem:
Freepick
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!