Gestão de Segurança

Ambiente Ergonomicamente Adequado qual a importância?

Por Lucas de Almeida Pinto - 5 de dezembro de 2019
Ambiente Ergonomicamente Adequado

Quando se fala em produtividade todas as empresas querem atingir o ápice, contudo diversos fatores impedem de conseguir tal feito. Logo um dos principais fatores que os gestores podem intervir é na ergonomia no trabalho que os funcionários estão inseridos e pode não parecer, mas faz muita diferença.

Com a evolução do mundo, juntamente com novas tecnologias surgindo às pesquisas sobre a ergonomia organizacional e as doenças causadas pelo trabalho ganharam ênfase e os gestores perceberam que não era frescura dos colaboradores, que no final das contas adequar a empresa é um investimento ao longo prazo.

Com isso o MTE (ministério do trabalho) desenvolveu a norma NR-17.  Esta veio justamente para amparar os trabalhadores, que tem como principal objetivo garantir a segurança e integridades dos empregados. Assim essa norma obriga os empregadores a se adequar as condições ideias para exercício da função de cada colaborador quanto as questões ergonômicas.

Qual a importância do Ambiente Ergonomicamente Adequado?

Antigamente as empresas enxergavam a ergonomia como uma despesa, hoje sabemos a importância dela nos ambientes de trabalho. Dessa forma cada detalhe faz uma grande diferença, pode parecer bobagem, mas a iluminação do local, as cores das paredes, a temperatura do ambiente, tudo isso influencia na produtividade de seus funcionários.

Em resumo,  a pessoa que labora nessas condições tem grande potencial de produzir muito mais do que aquela pessoa que trabalha sob condições inversas. Os colaboradores sentem mais valorizados e dispostos a trabalhar.

Agora que temos conhecimento de como a ergonomia é importante para desenvolvimento das empresas, sua organização está adequada a NR-17? Não sabe? Fale com um de nossos especialistas, eles estão prontos para te ajudar !

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

SST – NR – Português

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!