Certificação ISO

Análise de Risco, qual a importância dessa ferramenta?

Por Maria Clara Lacerda - 7 de junho de 2019
Análise de Risco

Analisar  riscos é parte importante do processo de segurança na execução de atividades dentro das organizações, principalmente em empresas que realizam atividades críticas como: Energia, Mineração, Siderurgia e etc…

O primeiro passo para implantar a prática de Análise de Riscos é despertar a cultura de se pensar na atividade ou tarefa a ser desenvolvida, através de discussões de cada etapa a ser adotada para execução de forma segura. Muitas empresas utilizam a ferramenta APR – Análise Preliminar de Risco, onde são detalhadas todas as etapas das atividades, com o objetivo de antecipar, reconhecer, avaliar e determinar medidas de controle  de possíveis danos nas pessoas, processos, patrimônio e meio ambiente.

A Análise Preliminar de Risco originou-se dos militares para estabelecer padrões de segurança durante o lançamento de mísseis, devido ao alto custo dos equipamentos utilizados e assegurar a segurança dos militares envolvidos. Com a finalidade de de eliminar situações de perigo e garantir que as medidas de controle e fossem adotadas para prevenir acidentes, evitando assim, prejuízos de milhões de dólares no caso de uma explosão acidental ou perda de um dos mísseis.

Os principais objetivos da APR são:

Antecipar o trabalho a ser realizado de forma que sejam identificados todos os riscos envolvidos em cada etapa do processo, e ainda proporcionar condições para eliminar ou controlar os riscos. Uma grande virtude da aplicação desta técnica de Análise Preliminar de Risco é de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.

Etapas da Análise Preliminar de Risco:

 A Análise Preliminar de Risco deve ser realizada antes do início de quaisquer atividades, contando com a participação de todos os envolvidos no processo. Primeiramente deve-se conhecer a área e cada etapa da atividade, do início até a conclusão, analisando-os criticamente, estabelecendo técnicas necessárias para execução da atividade e procedimentos de segurança a serem seguidos, visando sempre a prevenção de ocorrências inesperadas.

Antes de iniciar a atividade a Análise Preliminar de Risco deve ser divulgada para todos os colaboradores que diretamente e indiretamente terão relação com atividade. Esta é realizada para eles tenham conhecimento de todas as etapas das atividades, dos riscos em que estão expostos e medidas de controle que devem ser adotadas para realizar a atividade da maneira mais segura possível, evitando assim ocorrências.

O registar a aplicação dessa ferramenta através de formulário ou sistemas informatizados é fundamental, juntamente com a prática do preenchimento no local de trabalho e não em ambientes administrativos ou formulários já preenchidos. Além disso, é importante sempre fiscalizar o trabalho para garantir o absoluto cumprimento da Análise Preliminar de Risco. No entanto se houver alteração de algum processo durante a execução da atividade, a Análise Preliminar de Risco deve ser revisada e divulgada novamente para todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre Analise de Risco ? A Prevent Work conta com uma equipe de especialistas para realizar o levantamento contemplando todos os possíveis Perigos e Riscos da organização e identificação das medidas para eliminá-los, minimizá-los e controlá-los para tanto, nos chame para uma conversa.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

  • OHSAS 18001;
  • ISO 45001;
  • NORMAS REGULAMENTADORAS – MTE.

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!