Certificação ISO

Qual a Importância do Levantamento de Perigos e Análise de Riscos?

Por José Sérgio/Maria Clara - 24 de maio de 2019

O Levantamento de Perigos e Análise de Riscos é um dos elementos essenciais para a gestão da SST  (Saúde e Segurança do Trabalho), através dele a empresa consegue planejar as medidas necessárias para minimizar, controlar e evitar pontos críticos das atividades que possam impactar negativamente os colaboradores e processos da empresa. Além de orientar a empresa nas ações preventivas, é indispensável para o processo de certificação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

 Como fazer o Levantamento de Perigos e Análise de Riscos?

Para realizar o Levantamento de Perigos, é importante mapear as fontes de energia com potencial de gerar danos aos colaboradores nas atividades/áreas, são exemplos de fontes com potencial de gerar danos:  Movimentação e Içamento de Carga, Trabalho em Altura, Espaço Confinado, Trabalhos envolvendo Eletricidade, Trabalho a Quente, Manuseio de Produtos Químicos e outros.

Com base na identificação das fontes de energia caracterizadas como Perigo é hora de analisarmos os Riscos.

O que é uma boa análise/levantamento?

Uma boa Análise de Riscos não é uma tarefa tão simples quanto parece. São diversas áreas envolvidas como por exemplo: inicialização do Projeto, passando pelo Planejamento e finalizando na Execução da Tarefa/Atividade.

A fim de focar nos resultados das atividades, as empresas devem realizar a Análise de Riscos com agilidade de acordo com a situação em questão, atrelado à percepção de Riscos que o trabalhador possui, vinculado ao seu engajamento com a Política de Segurança e suas experiências profissionais, tornam uma aparente observação, uma tarefa complexa no dia-dia das empresas.

Portanto é necessária uma boa Gestão de SST  com a finalidade de obter em todas as áreas: Engenharia, Administração, Recursos Humanos, Planejamento, entre outras, o envolvimento e engajamento de todos da organização para tornar o processo de identificação e avaliação mais eficaz. Dessa forma deve ser listado os cargos e funções que estarão expostos e o Perigo reconhecido.

Levando em consideração a distribuição de responsabilidades no desenvolvimento das atividades é necessário que seja identificado todos os envolvidos direta e indiretamente. Com base nos Perigos e Riscos identificados é necessário trabalhar as Medidas de Controle de Prevenção de Acidentes e Perdas levando em consideração os Requisitos Legais aplicáveis a cada situação, relacionados aos seus aspectos identificando Legislações Trabalhista, Normas Regulamentadoras, Previdenciárias por meio das Instruções Normativas, NBR’s relacionadas, e qualquer outra legislação aplicável.

O segredo do efetivo Controle de Perigos e Riscos está no envolvimento de todas as escalas do organograma das empresas, principalmente gestores, lideranças e executantes. Vale ressaltar que  ações tomadas em níveis superiores de hierarquia sem o envolvimento do trabalhadores que de fato realizam as tarefas é um dos principais motivos da não efetividade dos controles aplicados na maioria das empresas, desperdiçando assim tempo e recursos que uma vez melhor empregado gera retornos financeiros para empresa.

A ISO 45001

A ISO 45001 oferece os parâmetros para análise e levantamento dos Perigos e Riscos. Portanto, é possível seguir as orientações presentes na norma para implantar o gerenciamento.  

Quer saber mais como gerar retorno financeiro para a empresa com a implantação de uma Política eficaz de Segurança e Saúde do Trabalho? A Prevent Work conta com uma equipe de especialistas para realizar o levantamento contemplando todos os possíveis Perigos e Riscos da organização e identificação das medidas para eliminá-los, minimizá-los e controlá-los para tanto, utilizamos uma ferramenta própria, Estudo de Maturidade de Processo em Saúde e Segurança do Trabalho (EMP-SST), nos chame para uma conversa.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

  • OHSAS 18001;
  • ISSO 45001.

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!