Recursos Humanos

Aprenda 4 dicas para um bom relacionamento com seus funcionários!

Por - 2 de agosto de 2018

Entre os diversos desafios da gestão de pessoas, um dos mais desafiadores é garantir um clima organizacional para que você, gestor/proprietário, tenha um bom relacionamento com seus funcionários.

Realizar esforços nesse âmbito não se trata somente de promover um ambiente de trabalho agradável, onde todos os profissionais cumprem seus deveres com entusiasmo. Práticas que valorizam os índices de satisfação podem influenciar diretamente o desempenho, a produtividade e a qualidade de toda a equipe e, por consequência, do seu negócio.

Afinal, promover um convívio positivo entre colaboradores nem sempre é um processo simples. É desafiador harmonizar personalidades, desejos e expectativas de pessoas tão diferentes dentro de uma empresa. Mas, isso é algo plenamente viável! Utilizando recursos e métodos adequados, você, com certeza, colherá excelentes resultados.

Continue lendo este texto para conhecer algumas dicas de como incentivar um bom relacionamento com seus funcionários.

Dicas para um bom relacionamento com seus funcionários

1. Entenda as insatisfações e as expectativas

O primeiro passo que você precisa dar é entender quais são os anseios do seu time. É necessário ter em mente as dificuldades e sugestões de cada integrante para, em seguida, definir prioridades que vão auxiliá-lo na hora de estreitar a relação entre você e seus colaboradores.

Para isso, realize uma pesquisa interna ou simplesmente converse com eles, ouvindo suas ideias, queixas e pontos de vista sobre determinadas atividades.

2. Mostre-se próximo e disponível 

Você deve estar sempre disponível para que seus funcionários possam tirar dúvidas, compartilhar inseguranças ou fazer críticas. Essa é uma boa maneira de gerar um sentimento de confiança. Portanto, esteja acessível e deixe isso transparecer!

Também é interessante se manter perto da equipe e conversar com todos. Uma forma de praticar isso é reservar um horário diário para tomar um café ou escolher um dia da semana para almoçar, sempre com um colaborador diferente. Nesses momentos, você consegue compreender melhor o que cada um tem a dizer, o que aumenta os índices de afinidade.

3. Dê feedbacks constantes e valorize o trabalho de todos

Tente conceder feedbacks periodicamente e deixe nítido que eles podem ser solicitados por qualquer um e a qualquer momento. Às vezes, as pessoas se sentem retraídas por pensarem que não estão lidando com os desafios de modo adequado, portanto, ter um retorno sobre o desempenho permite ajustar melhor o foco.

Importante: se for necessário relatar algum problema ou assunto embaraçoso, ou mesmo dar um feedback negativo, faça-o em particular. Evite expor o funcionário na presença dos demais, e muito menos comente o que foi discutido no privado.

Ademais, valorize o empenho da equipe sempre que possível. Dê créditos aos resultados conseguidos e elogie as boas ações! Isso aumenta a autoestima e faz com que eles se sintam parte das conquistas obtidas pelo negócio.

4. Realize treinamentos de capacitação

Por intermédio de um programa de treinamento bem delineado, você consegue cativar os seus colaboradores. Um bom exemplo é promover um curso de segurança do trabalho para execução de atividades seguras. Com isso, você capacita seu time e demonstra que se importa com seu crescimento profissional.

Além disso, essa conduta evidencia uma virtude ímpar: a humildade. Como assim? Se um chefe resolver capacitar os seus funcionários, estes, com o passar do tempo, podem ficar até melhores e mais aptos do que ele.

Entretanto, um líder legítimo acredita em sua capacidade profissional e não tem receio algum de fazer outros crescerem na organização. Quando a equipe nota esse tipo de atitude, aumenta o respeito e consideração pelo chefe, e o convívio entre ambos se torna muito mais agradável.

E então, o que achou das nossas dicas para um bom relacionamento com seus funcionários? Agora, basta colocá-las em prática para que eles fiquem satisfeitos em trabalhar na sua empresa e, consequentemente, permaneçam nela por mais tempo.

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