Segurança do Trabalho

As Plataformas de Trabalho e sua Importância

Por Marlon dos Santos Silva - 20 de julho de 2017
As-Plataformas-de-Trabalho-e-sua-Importancia

As plataformas de trabalho de máquinas e equipamentos são meios de acesso instalados em postos e locais acima do solo onde trabalhadores utilizam para realizar manutenções preventivas e corretivas, abastecimentos e inspeções, dentre outros serviços.

A NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos define as referências técnicas, os princípios fundamentais e as devidas medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Muitas pessoas acham que apenas o fato de instalar uma plataforma em um determinado local é mais que suficiente, porém estão errados. Para uma plataforma ser instalada, alguns cuidados devem ser tomados para que assim seja evitado acidentes durante os trabalhos realizados.

Segundo a referente Norma, entende-se como fase de utilização o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da (s) máquina (s) ou equipamento (s) operado (s) nas plataformas de trabalho.

As plataformas devem ser construídas com matérias resistentes, ter piso antiderrapante e devem ter guarda-corpo com 1,20m de altura com travessão de 0,70cm intermediário e com rodapé de 0,20cm.

Toda a sua estrutura e instalação deve estar contida em um projeto técnico elaborado por profissional legalmente habilitado onde será emitida a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e constar memorial de cálculo e placa indelével, instalada em local visível indicando a carga máxima que a referida plataforma suporta.

Os trabalhos realizados em plataformas de trabalho devidamente seguras trazem benefícios aos colaboradores e a empresa, pois aumenta o nível de segurança durante os serviços e reduz o tempo de realização das atividades.

Cabe, ainda, aos trabalhadores cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos. Com esta postura e medida corretas, promove e reforça a segurança nas plataformas e no ambiente de trabalho.

Em caso de um eventual acidente durante as atividades em uma determinada plataforma, toda documentação acima citada deverá ser apresentada, suas condições avaliadas e a empresa responder civil e criminalmente, caso irregularidades sejam identificadas.

Referências Bibliográficas:
NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Fonte da Imagem: Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!