Segurança do Trabalho

Auditoria de Segurança

Por Erica Bento Coelho De Moura Lacerda - 6 de julho de 2017
auditoria-e-seguranca

Um processo de auditoria tem como principais objetivos promover maior controle dentro de uma determinada empresa e identificar parâmetros não conformes que reduzem o desempenho da qualidade de produtos ou operações e a organiza de acordo com as normas e a legislação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

A auditoria de Segurança do Trabalho define um processo estruturado para a coleta de informações sobre a eficiência e a confiabilidade do sistema de gestão de SST (Segurança e Saúde do Trabalho). É um instrumento importante para que a organização possa se autoavaliar e subsidiar a elaboração do plano de ação, com vistas na adequação das não – conformidades identificadas. Sistematicamente, a auditoria é um trabalho preditivo e preventivo de modo a enxergar além as situações que podem levar a prejuízos físicos, financeiros e materiais.

Etapas da Auditoria:

• Verificar a conformidade com os requisitos do sistema de gestão;

• Inspeções: questionários formulados para auditoria e aplicação, contendo critérios e descrição das atividades, relacionando os documentos de referência aos conceitos normativos;

• Execução: verificar a conformidade/aderência dos empreendimentos em relação aos requisitos de saúde e segurança ocupacional aplicáveis utilizando como base as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (MTE), contendo as observações em campo, bem como o registro das evidências (fotos, vídeos e documentação);

• Elaboração: promover uma avaliação de desempenho a partir da Segurança do Trabalho, tais como: relatórios, incluindo a descrição das atividades realizadas; listas, das não conformidades identificadas e as evidências, juntamente com o plano de ação a ser realizado após a auditoria.

Bibliografia:

• NR (Norma Regulamentadora)
• ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas)
• MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

Fonte da Imagem: Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados