Segurança do Trabalho

Conheça os treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho!

Por - 12 de agosto de 2018

Uma excelente forma de prevenir acidentes com os colaboradores nas empresas é manter o ambiente organizacional totalmente seguro contra riscos. Essa prevenção está relacionada a treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho. Eles também abrangem a conscientização dos funcionários a respeito das normas regulamentadoras (NR).

Como é uma área de conhecimento bastante amplo, a segurança do trabalho é constituída por vários setores profissionais, exigindo que existam equipes com profissionais devidamente treinados em âmbitos específicos.

Pensando nisso, apresentamos neste post alguns dos treinamentos obrigatórios. Acompanhe!

Treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho

NR-5 (Cipa)

Um dos treinamentos obrigatórios é a NR-5. Essa sigla é referente à Norma Regulamentadora 5, que é expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que prevê a obrigatoriedade do treinamento anual para membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Tem como objetivo principal analisar continuamente as condições de trabalho em todos os ambientes da organização.

Em resumo, ela é responsável pela preservação da saúde dos colaboradores e também dos que prestam serviços para a empresa. Assim, caso sejam encontradas situações que apresentem qualquer irregularidade e tragam risco à integridade física deles, novas medidas devem ser tomadas a fim de que esses perigos sejam eliminados ou pelo menos neutralizados.

É obrigatório que a empresa ofereça treinamento para os membros da Cipa. Ela tem até 30 dias, a partir da data da posse, para realizar o treinamento, que tem carga horária de 20 horas distribuídas em, no máximo, oito horas diárias durante o expediente normal da organização.

NR-10 (Eletricidade)

A NR-10 tem como caráter regimentar todos os serviços ligados à eletricidade e seus riscos, além de garantir a segurança e a saúde dos que prestam serviços para a organização. Essa norma regulamentadora é um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Tem como objetivo determinar as condições e os requisitos mínimos na elaboração de sistemas preventivos e medidas de controle — procurando garantir a saúde e a segurança dos que trabalham com eletricidade e instalações elétricas.

Para os que se envolvem diretamente nessas atividades de manutenção, instalação e operação de máquinas, as mudanças da norma reduziram drasticamente o número de acidentes que envolvem eletricidade. Uma das mudanças é a obrigatoriedade de que todos esses profissionais passem por um treinamento de 40 horas. Esse seria o curso básico, no qual são apresentadas as normas, sendo que a cada dois anos eles devem passar por uma reciclagem.

NR-35 (Trabalho em altura)

Essa norma determina as regras mínimas de proteção para o trabalho em altura onde haja risco de queda. Estão entre as principais causas de morte de profissionais da construção civil as quedas por ausência de segurança adequada.

A NR-35 objetiva reduzir o número de acidentes desse tipo. O empregador fica responsável por oferecer treinamento e capacitação para os profissionais realizarem o seu trabalho em locais altos. A carga horária mínima é de oito horas, com um programa teórico e prático realizado durante o expediente de trabalho.

Em síntese, os treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho devem ter foco na realidade da organização e dos colaboradores. Essa é a melhor ferramenta de prevenção de acidentes em uma organização, sempre com foco na proteção e integridade deles. É essencial contar com a ajuda de empresas especializadas, que tenham credibilidade no mercado, para realizar esses treinamentos.

Agora, que você sabe mais sobre os treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho, já pode entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços.

treinamento de Segurança

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

Gestão e Análise de Documentos, quais as vantagens?
Certificado GWO para o setor eólico, o que é?
Consultorias, saiba quais são os prós e os contras
Sistema de gestão de segurança: confira a importância de ter um!
CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança

Siga-nos!

Posts Relacionados