Segurança do Trabalho

Consultorias, saiba quais são os prós e os contras

Por Caio Cesar - 28 de fevereiro de 2019

A cada dia as organizações buscam melhorias no processos de saúde e segurança e o equilíbrio financeiro com resultados e solução de suas dores.

É nesse momento em que um grande dilema vem à tona nas demandas  de segurança do trabalho, contratamos uma consultoria? Ou buscamos a solução interna?

Neste post vamos destacar alguns dos prós e contras de se optar por uma Consultoria, e mostrar como a  escolha correta pode te trazer um excelente custo-benefício.

O que é um serviço de Segurança do Trabalho Interno?

A segurança do trabalho interna é o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Previsto na Norma Regulamentadora 04, grandes organizações podem se enquadrar na NR 04. O que leva a obrigatoriedade de manter profissionais em saúde e segurança com vínculo empregatício direto, mas não obriga que o desenvolvimento de todas as ações de segurança seja também interna.

O que é a Consultoria?

É a contratação de uma empresa terceira, especializada no assunto, ou seja, que atua de forma integral no nicho de mercado que está buscando solução, elas podem prestar consultoria  para um ou vários seguimentos de mercado.

Quais os prós e contras da Consultoria? Ela vale a pena? Vamos conferir!

  • A consultoria trabalha é especializada em saúde e segurança do trabalho. Consequentemente agrega um maior número de experiências e conhecimento plural em diferentes mercados, clientes e serviços. Geralmente é formada por um time multidisciplinar que acumulam especialidades como: Técnicos, Engenheiros, Médicos, Higienistas, Ergonomistas, Fisioterapeutas e Enfermeiros. Essas habilidades somadas elevam os resultados esperados dos serviços.

 

  • Além desse fator técnico, a consultoria possui um custo-benefício significativamente maior em relação a opção de desenvolver projetos e programas de saúde e segurança ocupacional internamente. Uma boa consultoria dispõe ferramentas e técnicas que reduzem a possibilidade do projeto fracassar e não atingir os resultados esperados.

 

  • Consultorias são baratas quando somamos valores de recrutamento, contratações e salários de profissionais com capacidade técnica para atingir os resultados necessários.

Agora os contras, o que algumas consultorias deixam a desejar?

Acreditamos os contras estão relacionados a escolha da consultoria, ou seja, a má contratação de serviços com empresas ruins ou que apenas abrem mão da qualidade por competitividade de preço.

  • Produtos de prateleira, soluções prontas que não se adaptam de forma orgânica aos processos, que são implantadas de maneira forçada. Algumas consultorias não avaliam se suas soluções são adequadas ao cliente, e não oferecem serviços personalizados. Busque por empresas que sejam capazes de entender o problema e propor soluções que sejam orgânicas, que incorporem naturalmente nas operações.

 

  • Preços muito baixos no mercado podem ser uma armadilha, empresas com orçamentos e valores subestimados ou mal dimensionados podem trazer enormes dores de cabeça. Não há segredo, qualidade, resultado e eficiência custam um pouco mais.

 

  • Má qualificação de profissionais nas consultorias, muitas empresas pararam no tempo e na inovação, montam um time pequeno e pouco qualificado que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. A área de SST está passando por mutações complexas, principalmente com o eSocial, fique ligado, tenha certeza que está contratando uma consultoria com profissionais altamente qualificados e corpo técnico suficiente. Busque informações com os clientes atuais da empresa, avalie certificações e a pluralidade da equipe.

 

Depois de saber os prós e contras das consultorias e de como contrata-las, que tal conhecer as soluções em saúde e segurança para sua empresa? Entre em contato com a Prevent Work e saiba mais!

 

 

 

 

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!