Saúde Ocupacional

COVID-19 E SEUS ASPECTOS CLÍNICOS

Por Hercoles Guidine - 9 de setembro de 2020
Aspectos Clínicos

O que é?

Antes de mais nada, o covid-19 é uma doença respiratória caracterizada pelo vírus SARS-C0V2. Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, foi decretado estado de pandemia a partir de 11 de março no Brasil. Transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias, objetos contaminados, possuindo alto risco de contaminação quando não ocorre o uso correto da máscara, higienização das mãos e distanciamento de no mínimo um metro, esse vírus mudou a vida de todos e é de suma importância saber seus aspectos clínicos.

Principais Aspectos Clínicos:

Previamente aos principais sinais e sintomas apresenta-se um período de incubação. Caracterizado entre o contágio e o surgimento de sintomas, podem alternar entre 1 a 14 dias, manifestando-se com febre, tosse seca, dispneia, hiposmia, hipogeusia, cefaleia, dor de garganta, congestão nasal, coriza, e em alguns casos pode manifestar distúrbios gastrointestinais, fadiga, congestão conjuntiva, mialgia podendo ser determinado por um resfriado sendo capaz de se agravar a insuficiência respiratório e pneumonia.

Uma pessoa é capaz de se infectar ao ter contato com objetos contaminados, manuseando sua mão, ao tocar a boca, nariz e olhos. Portanto, é extremamente necessário a higienização das mãos com álcool 70 % ou com água e sabão.

Diagnósticos:

  • Clínico: Realizado por profissional médico, avaliando a possibilidade da doença nos pacientes com presença de sinais e sintomas.
  • De imagem: Raio x ou tomografia.
  • Laboratorial: De biologia molecular, Rt-Pcr, ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay – ELISA), Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos, Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA) e Pesquisa de antígenos: resultado reagente para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno e o exame de Coronavírus Hilab detecta dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG.Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.

A avaliação da pessoa contaminada pelo covid-19 tem maior eficácia a partir do sétimo dia de manifestação sintomática, podendo assim ser analisado o quadro de evolução de cada paciente. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, em 80% das pessoas contaminadas, o surgimento dos sintomas aparecem em média de dois dias, apresentando casos leves que podem ser tratados em domicilio. Os eventos graves surgem após o sétimo dia, e podem ocasionar insuficiência respiratória necessitando de suporte médico e respiratório.

Grupos de Risco:

Com o surgimento do covid-19, as pessoas mais vulneráveis a esta patologia são considerados grupo de risco. Estas pessoas são portadoras de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, asma, obesidades, câncer, doenças autoimunes e indivíduos que possuem idade superior a 60 anos. Portanto, o grupo deve possuir cuidado redobrado com as medidas preventivas pois estão submissas a ter mais complicações se contaminado pelo covid-19, por possuírem modificações no sistema imunológico.

Prevenção

O covid -19 tem sido um impacto mundialmente inconstante e imprevisível. Devido a sua manifestação em todos intervalos de idade, a concepção para o diagnóstico ocorre de forma ampla e delicada para o tratamento de cada indivíduo devendo estar atento à população do grupo de risco, focando em ações preventivas.

Neste momento de alerta emergencial deve se seguir o isolamento social como forma de regra para diminuição do contágio pelo vírus, utilizando a prevenção precoce como protocolo, evitando aglomeração social, fazendo o uso da máscara de forma correta, higienizando as mãos com frequência. Além disso, ao tossir e espirrar cubra o nariz e a boca para evitar o compartilhamento de gotículas. Evite receber e fazer visitas, apertos de mãos e abraços, e compartilhar objetos pessoais.

Dessa forma, ao sentir sintomas que sejam sugestivos ao corona vírus deve procurar imediatamente atendimento médico para o tratamento precoce, compreendendo que é preciso ficar atento a todos os sinais. Assim, a rapidez pode ser uma aliada para o não agravamento da doença. Portanto, a atenção com o covid-19, seus aspectos clínicos, a prevenção e o cuidado se fazem necessários com o intuito de se minimizar as consequências da pandemia.

REFERÊNCIAS:

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!