Segurança do Trabalho

Cuidados na Escavação e EPI`s

Por Diogo de Souza Metello - 15 de setembro de 2017
cuidados-na-escavacao-e-epis

Se você está vivenciando uma obra e a mesma houver escavações é preciso tomar uma série de cuidados para que o andamento da construção e os reparos permaneçam como planejado e para que nenhum dos trabalhadores se exponham a quaisquer tipos de riscos.

A prioridade nestes casos é adotar medidas que evitem desmoronamentos, deslizamentos ou quaisquer acidentes com pessoas, máquinas ou equipamentos.

O operador da escavadeira durante o processo de escavação também deve fazer uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para este tipo de operação.

Como já é de conhecimento de todos os trabalhadores hoje em dia, a utilização dos EPI´s são indispensáveis para qualquer atividade. Sendo assim se faz necessário, ainda, a utilização dos EPI´s nas escavações realizadas.

A empresa deve adquirir todos os EPI`s adequados para cada tarefa realizada nas obras e fornecê-los gratuitamente aos trabalhadores. Assim como treinamento, orientação de uso, armazenamento e conservação dos EPI´s.

Já o trabalhador deve fazer uso correto e zelar por todos os equipamentos de proteção individual, como luvas, capacetes, máscaras, óculos, dentre outros. Caso o colaborador opere alguma máquina ou aparelho também deve ser responsável tecnicamente por ele.

A seguir vamos citar alguns cuidados para serem realizados nas escavações:

  • Certifique-se de que não existe rede de água, esgoto, tubulações de gás, cabos elétricos ou qualquer tipo de sistema pois, se perfurado, pode causar danos à estrutura da área de construção e também nas proximidades do local em obras;

 

  • A área de escavação deve ser previamente limpa, com todos os objetos, dejetos ou pedregulhos retirados do local quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execução de serviços;

 

  • Muros, edificações vizinhas e todas as estruturas que possam ser afetadas pela escavação devem ser escorados. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim;

 

  • As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas colocadas próximas aos postos de trabalho a fim de permitir, em casos de emergência, a saída rápida dos trabalhadores e, ainda, todos os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude;

 

  • É preciso ventilação mecânica com ar filtrado, artificial ou não, em todo o perímetro da escavação. Se este serviço for interrompido, os tubulões devem ser cobertos com material resistente.

Estes são apenas alguns itens para se realizar escavações na sua obra. Sendo assim, é de suma importância você se respaldar através das normas aplicáveis a atividade a ser executada. Lembre-se que existem vários meios para se informar sobre as atividades na qual vai realizar, como por exemplo, as normas regulamentadoras (NBR´s) e até mesmo realizando pesquisas na internet.

Referências Bibliográficas:

NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Fonte da Imagem:

Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!