Higiene Ocupacional

Descubra importância da higiene ocupacional

Por - 9 de julho de 2018

Sua empresa sofre com constantes processos trabalhistas devido às condições do local? Talvez você não conheça a imporância da higiene ocupacional: esse campo do conhecimento serve para assegurar a qualidade de vida do trabalhador.

E se engana quem pensa que o investimento é um gasto desnecessário. Cuidar da saúde dos funcionários pode proporcionar o aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros do seu negócio.

Mas, afinal, para que serve a higiene ocupacional? A seguir você vai entender o conceito e conhecer os benefícios da ciência. Boa leitura!

O que é higiene ocupacional?

É uma estratégia usada para avaliar as condições do ambiente de trabalho em prol do bem-estar do funcionário. A higiene ocupacional analisa todos os fatores que podem influenciar na saúde e no desempenho dos trabalhadores: temperatura, vibrações, ruídos, substâncias químicas, entre outros aspectos. 

Mas em que áreas de atuação isso é aplicado? Em várias! Veja alguns exemplos:

  • contaminantes;
  • engenharia;
  • medicina;
  • epidemiologia;
  • toxicologia;
  • química;
  • saneamento e meio ambiente;
  • psicologia e sociologia;
  • bioestatística.

O levantamento desses riscos é imprescindível para identificar o que pode prejudicar a saúde do empregado. Quem trabalha na construção civil, por exemplo, corre riscos ao expor a pele a substâncias perigosas, como solventes e cimentos. A higiene ocupacional age nesse contexto fazendo relatórios e tomando providências contra as ameaças ocupacionais.

Qual é a importância da higiene ocupacional?

A ciência garante a saúde mental e física do trabalhador, prevenindo doenças por meio de ações estratégicas.

Muitas vezes, os acidentes acontecem por negligência da empresa e do funcionário. A companhia tem a obrigação de fornecer equipamentos de segurança. Além disso, o empregador tem a função de oferecer treinamentos para que os funcionários utilizem as ferramentas de forma adequada. No entanto, cumprir essas exigências também é tarefa do trabalhador.

A higiene ocupacional atua nesse contexto, estudando o empregado em seu ambiente de trabalho e fazendo reconhecimento, avaliação e controle dos riscos. Porém, o ideal é contratar uma empresa especializada para fazer esse processo.

As atividades da área são extremamente técnicas e exigem conhecimentos e equipamentos específicos para a análise. O profissional precisa ter instrumentário compatível com as tecnologias atuais, além de dominar o método: isso tudo influencia para um resultado satisfatório.

Quais são os benefícios?

Cuidar da qualidade de vida dos empregados não é apenas uma obrigação. A ação pode trazer vantagens para o seu negócio. As análises dão respaldo jurídico e assegura o cumprimento das leis. Veja os principais benefícios da higiene ocupacional para o seu negócio:

Aumento da produtividade

Trabalhadores livres de perigos produzem mais e melhor. Simples assim! Um ambiente harmonioso e seguro proporciona tranquilidade para que os funcionários desempenhem suas funções com eficiência e livre de preocupações desnecessárias. Além do mais, a higiene ocupacional auxilia na diminuição de atestados, faltas e afastamentos.

Trabalhar em um ambiente com alto nível de ruído, por exemplo, pode causar dores de cabeça, irritação e ainda prejudicar a audição. Sem os devidos cuidados, a qualidade operacional do funcionário é reduzida.

Redução das ações judiciais

A higiene ocupacional elabora relatórios para comprovar que o ambiente da organização não apresenta condições insalubres. Com esse documento em mãos, a empresa tem respaldo jurídico e inibe as ações na justiça. 

Prevenção de multas

As Normas Regulamentadoras (NRs) exigem levantamentos qualitativos e quantitativos pautados nos princípios da higiene ocupacional. Cumprir as leis vigentes evita multas do Ministério do Trabalho e até mesmo a interdição do estabelecimento. Portanto, não tente reduzir os gastos cortando itens de segurança. A melhor forma de evitar multas é agir dentro da lei.

Você entendeu a importancia da higiene ocupacional? A ciência atua para promover a qualidade de vida do trabalhador. Com segurança no ambiente de trabalho, o funcionário aumenta a produção e sua empresa pode lucrar mais. Não há dúvidas que investir na área pode trazer benefícios para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se atualizado e assine nossa newsletter. Assim, você vai receber todas as novidades por e-mail.

Vibracao ocupacional

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados