Proteção Durante o Processo de Soldagem
Se você é um soldador e trabalha nesta área, leia este texto que ele é para você!
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) para soldador é algo fundamental e muito importante pois, durante o processo de soldagem, o profissional está sujeito a diversos riscos e acidentes que variam desde queimaduras leves até mesmo cegueira.
Desta forma, é vital buscar sempre se proteger de possíveis lesões, como por exemplo nos olhos, na pele e inalação de gases. Para isto cada EPI, que deve ser específico para o trabalho de um soldador, não pode deixar de ser utilizado para a sua própria proteção.
Cada EPI foi projetado buscando eliminar ou reduzir ao máximo toda e qualquer forma de ferimento que possa acontecer com o profissional. Portanto, não se exponha a riscos quando não estiver utilizando os equipamentos de proteção.
Se você é um trabalhador autônomo, a compra e a manutenção destes equipamentos são de sua total responsabilidade. Mas se você for funcionário de uma empresa, a lei determina que o fornecimento dos equipamentos seja feito pelo empregador.
Algumas regras para o uso de EPI`s indicam que o soldador deve usá-los da seguinte maneira:
Vamos listar aqui os principais EPC`s (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual), lembrando que a finalidade das duas modalidades é a mesma: garantir a total segurança e a integridade física dos funcionários.
Os EPC`s (Equipamentos de Proteção Coletiva) obrigatórios para todo tipo de trabalho de soldagem são:
Já os EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual) para soldador são:
Trabalho em Equipe
É muito importante que você, soldador, não trabalhe em locais isolados e/ou confinados sem um ajudante ou vigia. Há diversos casos em que o calor e a inalação de gases fazem o soldador se sentir mal durante suas tarefas. Por isso, é importante que tenha sempre alguém junto de você para lhe dar suporte caso algo venha a acontecer — assim como tratado nas disposições da NR-33.
Vale lembrar, ainda, que as normas de segurança no trabalho especificam que ajudantes de soldadores precisam portar todos os mesmos EPI`s que o próprio soldador, afinal, por estar no mesmo local e realizando a mesma atividade, eles estarão expostos aos mesmos riscos.
Observou a importância do EPI para soldador? Seja você um soldador, ajudante ou empregador, é fundamental estar sempre ciente dos perigos desta atividade e tomar todos os cuidados para que nenhum incidente ou acidente aconteça em sua área de trabalho.
Referências Bibliográficas:
NR-06 – Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
Fonte da Imagem: Freepick
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!