Com as atuais mudanças e crescimento exponencial do setor eólico, a adequação ao “ecossistema wind” é inevitável. Dentro das principais adequações quando tratamos de saúde e segurança ocupacional, destacamos a para capacitação GWO – Global Wind Organisation.
A GWO desenvolveu padrões de treinamento para um trabalho mais seguro e produtivo na indústria eólica. Essa iniciativa se deu devido aos empregadores de energia eólica realizarem treinamentos genéricos, sem a devida personalização das peculiaridades desse setor.
Os provedores de treinamentos que optarem por realizar esses treinamentos padronizados precisarão se adequar a aos critérios estabelecidos pela GWO e serem auditados e aprovados por um organismo de certificação internacional credenciado. A adequação da empresa provedora de treinamentos ao padrão GWO poderá ser realizada por meio consultoria com expertise dos critérios.
É responsabilidade do empregador garantir que todo o pessoal que trabalha para ele tenha competências críticas para a segurança. A GWO apresentou um padrão reconhecido pela indústria e fabricantes de aerogeradores, o Padrão Básico de Treinamento de Segurança – Basic Safety Training (BST),
O treinamento GWO é uma exigência das empresas eólicas, principalmente fabricantes de aerogeradores. O mercado os exige como pré-requisito para prestação de serviços. Ele também pode ser utilizado como um diferencial no currículo para diversas outras áreas.
Qualquer detentor de um certificado GWO é considerado competente e experiente em segurança básica na indústria eólica, possuindo os conhecimentos necessários para impedir uma situação de trabalho insegura.
Não, pois o conteúdo GWO não possui carga horária e conteúdos compatíveis com as determinações das normas regulamentadoras. Todavia, o curso de GWO pode absorver o conteúdo programático e respectiva carga horária das NRs, atendendo assim as duas organizações (GWO e MTE), apenas devemos ter o cuidado no momento de gerar os registros dos treinamentos para atendam ambas as necessidades.
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!