Treinamento

Certificado GWO para o setor eólico, o que é?

Por Erica Moura - 15 de março de 2019

Com as atuais mudanças e crescimento exponencial do setor eólico, a adequação ao “ecossistema wind” é inevitável. Dentro das principais adequações quando tratamos de saúde e segurança ocupacional, destacamos a para capacitação GWO – Global Wind Organisation.

A GWO desenvolveu padrões de treinamento para um trabalho mais seguro e produtivo na indústria eólica. Essa iniciativa se deu devido aos empregadores de energia eólica realizarem treinamentos genéricos, sem a devida personalização das peculiaridades desse setor. 

O que preciso para ser certificado pela GWO?

Os provedores de treinamentos que optarem por realizar esses treinamentos padronizados precisarão se adequar a aos critérios estabelecidos pela GWO e serem auditados e aprovados por um organismo de certificação internacional credenciado. A adequação da empresa provedora de treinamentos ao padrão GWO poderá ser realizada por meio consultoria com expertise dos critérios.

Quais são os padrões da GWO – Global Wind Organisation?

É responsabilidade do empregador garantir que todo o pessoal que trabalha para ele tenha competências críticas para a segurança.  A GWO apresentou um padrão reconhecido pela indústria e fabricantes de aerogeradores, o Padrão Básico de Treinamento de Segurança – Basic Safety Training (BST),

Treinamento GWO é obrigatório? 

treinamento GWO é uma exigência das empresas eólicas, principalmente fabricantes de aerogeradores.  O mercado os exige como pré-requisito para prestação de serviços. Ele também pode ser utilizado como um diferencial no currículo para diversas outras áreas.

Qualquer detentor de um certificado GWO é considerado competente e experiente em segurança básica na indústria eólica, possuindo os conhecimentos necessários para impedir uma situação de trabalho insegura. 

O Treinamento de GWO, substitui os treinamentos das Normas Regulamentadoras?

Não, pois o conteúdo GWO não possui carga horária e conteúdos compatíveis com as determinações das normas regulamentadoras. Todavia, o curso de GWO pode absorver o conteúdo programático e respectiva carga horária das NRs, atendendo assim as duas organizações (GWO e MTE), apenas devemos ter o cuidado no momento de gerar os registros dos treinamentos para atendam ambas as necessidades.

 

 

treinamento de Segurança

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!