Higiene Ocupacional

Higiene e segurança do trabalho: quais as diferenças?

Por - 20 de agosto de 2018
Higiene e segurança do trabalho: quais as diferenças?

A máxima da frase “prevenir é o melhor remédio” pode envolver muitas áreas nas quais a precaução faz parte da rotina. Quando falamos de empresas, os termos higiene e segurança do trabalho podem refletir esse cuidado.

Os sistemas abrangem preservação e promoção da saúde no ambiente organizacional. Em separado, os conceitos de higiene e segurança do trabalho têm diferentes significados.

Mas vale lembrar que os dois termos, para serem mais eficientes, precisam estar alinhados, e isso envolve adotar algumas práticas na sua empresa a fim de evitar problemas para a saúde do trabalhador e ações judiciais.

Neste artigo, vamos apresentar as diferenças que envolvem os riscos dentro de um ambiente de trabalho e onde a higiene e a segurança do trabalho asseguram a saúde numa empresa. Boa leitura!

Você sabe o que é higiene do trabalho ou ocupacional?

Confundir a “higiene” com a “segurança” do trabalho é ainda uma prática comum no universo das empresas. Entretanto, é bom salientar que ambas devem interagir e existem para proteger os trabalhadores de doenças que podem ter origem no ambiente organizacional.

Criada a partir da ascensão da produção industrial no pós-guerra, a higiene ocupacional foi se desenvolvendo à medida que novos equipamentos, processos fabris e produtos químicos iam surgindo.

Sem um cuidado específico, o número de acidentes se elevou e, da mesma forma, os custos com indenizações. Apenas a atuação de um médico não atendia à demanda da saúde do trabalhador, dessa forma, foi criado o conceito de higiene ocupacional.

Quais os benefícios da higiene ocupacional?

No universo empresarial, a higiene ocupacional oferece muitos benefícios que vão desde a melhoria na qualidade de vida do trabalhador, até vantagens econômicas para o empregador.

Por exemplo, com a garantia de um serviço de saúde, o trabalhador vai ter maior bem estar físico e mental e, por consequência, será mais eficiente e ágil. Além disso, estar em um ambiente de trabalho seguro é uma motivação para trabalhar com todo o potencial e, dessa forma, ampliar a produção. E tudo isso beneficia, diretamente, o empregador.

O que define a segurança do trabalho e quais as suas vantagens?

Conhecer as principais diferenças entre higiene e segurança do trabalho vai contribuir para que os gestores de empresas tenham maior entendimento sobre cada uma das áreas.

Nesse sentido, a segurança do trabalho é definida por medidas técnicas, psicológicas e médicas voltadas à prevenção ou eliminação das inseguranças no ambiente de trabalho.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) traz o conceito de que segurança e medicina do trabalho atuam na proteção física e mental do trabalhador, focando, principalmente, nos resultados dessa relação.

O resultado da aplicação de um sistema de higiene e segurança do trabalho pode evitar ou minimizar acidentes e problemas de saúde. Além de contribuir para que empresa seja vista como socialmente responsável, as outras vantagens são:

  • fortalecer a imagem e o valor da marca;
  • reduzir as falhas de produção e, assim, aumentar a produtividade;
  • reforçar o comprometimento e ampliar a competência na mão-de obra;
  • reduzir os custos da empresa com os acidentes de trabalho.

Como vimos, toda empresa pode encontrar proveitos ao investir em higiene e segurança do trabalho. São avanços simples que podem resultar em aumento da competitividade e da rentabilidade da organização, pois agem diretamente sobre a motivação dos trabalhadores.

Gostou do conteúdo deste post ou ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Vibracao ocupacional

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados