Meio Ambiente

Hora da Natureza

Por Felipe Silva - 5 de junho de 2020
Meio ambiente biodiversidade

O que é Biodiversidade e por que ela importa?

Biodiversidade é a variedade de seres vivos que habitam a terra. Ela contempla as cerca de 8 milhões de espécies no planeta, incluindo plantas, animais, fungos e bactérias, bem como os ecossistemas que as abrigam, oceanos, florestas, ambientes montanhosos, recifes de coral e outros, e diversidade genética encontrada entre elas.

Ecossistemas saudáveis, ricos em biodiversidade, são fundamentais para a existência dos seres humanos. Afinal os Ecossistemas sustentam a vida humana de inúmeras maneiras, limpando o ar, purificando a água, garantindo alimentos nutritivos, medicamentos baseado na natureza, matéria – primas, além de reduzirem a ocorrência de desastres naturais

Quais são os fatores que causam a perda de biodiversidade

1. Mudança no uso da terra: Nossa demanda por alimentos e recursos está impulsionando o desmatamento, mudando os padrões de uso da terra e destruindo habitats naturais em todo o mundo.
2. Superexploração de plantas e animais: a exploração de recursos, como pesca, extração de madeira e caça ilegal, está ameaçando a existência de animais. A pobreza pode forças as pessoas a praticarem atividades como caça e extração de madeiras ilegais, enquanto o desenvolvimento não sustentável prejudica áreas selvagens e incita o uso de produtos da vida selvagem.
3. Poluição: A poluição é um grande crescente ameaça à biodiversidade, com efeitos devastadores em habitats de água doce e marinhos. Lixões abertos afetam plantas e animais, enquanto pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos prejudicam polinizadores como abelhas e morcegos, que são predadores naturais de pragas.

O que podemos fazer para ajudar a Biodiversidade

Cada um de nós tem um papel a desempenhar para mitigar a perda da biodiversidade e preservar a natureza para o bem estar humano. Como indivíduos, devemos repensar o que compramos e usamos para nos tornarmos consumidores conscientes. Se quisermos mudar nosso curso de destruição atual para cuidarmos da natureza precisamos conscientizar a todos da importância do meio ambiente para todos os seres vivos e colocar em prática o desenvolvimento sustentável para que a futura geração possa usufruir de um ambiente totalmente puro e ecologicamente equilibrado.

Lembre-se :

“…Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Somos mais dependentes do que imaginamos de sua rede interconectada e do seu delicado equilíbrio. Contudo, esse é um momento singular em que a natureza está nos mandando uma mensagem. Ela está nos mostrando que a vida como a conhecemos está à beira de um colapso. É hora de acordar. De tomar consciência. De repensar nossa relação com o meio ambiente. É hora de soltar a voz e dizer ao mundo que precisamos agir. Esse Dia Mundial do Meio Ambiente é a hora da Natureza…”

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!