A Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou preparados) quanto à proteção, segurança, saúde e o meio ambiente.
A FISPQ fornece, para estes aspectos, conhecimentos básicos sobre os produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situações de emergência.
Esta medida é um meio de transferir informações essenciais sobre os riscos (incluindo conhecimentos sobre o transporte, manuseio, armazenamento e ações de emergência) do fornecedor de um produto químico ao usuário deste. Pode, ainda, ser utilizada para transferir estas informações para instituições, serviços e outras partes envolvidas com o produto químico.
A NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente relacionadas ao produto químico.
Para estabelecer uniformidade, certos requisitos foram definidos sobre a forma como as informações relativas ao produto devem ser apresentadas como, por exemplo: a terminologia, a numeração e a sequência das seções.
DEFINIÇÕES
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições listadas abaixo:
Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico de acordo com 16 títulos-padrão cuja terminologia, numeração e sequência não devem ser alteradas. Confira a seguir:
1- Identificação do Produto e da Empresa;
2- Composição e Informações sobre os Ingredientes;
3- Identificação de Perigos;
4- Medidas de Primeiros-Socorros;
5- Medidas de Combate a Incêndio;
6- Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento;
7- Manuseio e Armazenamento;
8- Controle de Exposição e Proteção Individual;
9- Propriedades Físico-Químicas;
10- Estabilidade e Reatividade;
11- Informações Toxicológicas;
12- Informações Ecológicas;
13- Considerações sobre Tratamento e Disposição;
14- Informações sobre Transporte;
15- Regulamentações;
16- Outras Informações.
Todas as informações relevantes para cada um dos 16 títulos-padrão devem ser fornecidas. Se a informação não estiver disponível o motivo deve estar explicitado. Espaços em branco não são permitidos, exceto na seção 16: “Outras Informações”. Em uma FISPQ, as fontes das informações normalmente não precisam ser especificadas.
A FISPQ nos traz informações importantes sobre todos os produtos químicos que utilizamos em nossas empresas.
Sendo assim, devemos utilizá-las de maneira consciente e correta pois os benefícios são grandes na prevenção de acidentes e nas ações em uma situação de emergência.
Referências Bibliográficas:
A NBR 14725
NR-09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
NR-15 – Atividades e Operações Insalubres
NR-32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
Fonte da Imagem:
Freepick
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!