Treinamento

A Importância da Capacitação em Primeiros Socorros

Por Arthur de Souza do Nascimento - 20 de setembro de 2017
A-Importancia-da-Capacitacao-em-Primeiros-Socorros

Você, empregador, em algum momento já foi questionado sobre a capacitação de seus colaboradores em Primeiros Socorros e ficou em dúvida da real necessidade deste tipo de treinamento? Então este artigo é para você!

Nele você entenderá a real necessidade da capacitação em Primeiros Socorros e a importância do mesmo.

Toda empresa, ao admitir colaboradores, tem por obrigação se atentar aos diversos requerimentos legais e normativos referentes à contratação.

Em empresas que atuam com atividades de risco também são requisitados treinamentos operacionais, de segurança e saúde específicos para os colaboradores de acordo com os processos que irão executar e os riscos aos quais serão expostos.

Dentre estes treinamentos, encontra-se o de Primeiros Socorros. Mas será que somente as empresas que possuem um alto grau de risco necessitam capacitar seus colaboradores para a realização de Primeiros Socorros corretamente em casos de emergência?

Apesar de não existir a obrigatoriedade de toda empresa capacitar seus colaboradores a executarem os Primeiros Socorros, é uma boa prática que agrega muito valor para a cultura organizacional, a segurança e a saúde dos colaboradores, além da imagem da própria empresa diante da sociedade.

Em uma situação de emergência, a execução dos Primeiros Socorros quando realizada de forma correta é de vital importância para evitar o agravamento do quadro do paciente ou até mesmo o óbito, mantendo a situação controlada até que o atendimento especializado chegue ao local.

Porém, quando realizado de maneira incorreta, pode ocasionar resultados inversamente proporcionais. Desta forma, manter os colaboradores capacitados para a realização dos Primeiros Socorros corretamente é de fundamental importância em caso de possíveis ocorrências.

Consoante a isso, nós da Prevent Work oferecemos o treinamento de Primeiros Socorros conforme a necessidade de sua empresa, pois cada tipo de emergência solicita um atendimento diferente e, desta forma, nosso treinamento tem cenários e procedimentos inteiramente voltado às emergências possíveis de ocorrer perante os riscos existentes no ambiente de trabalho de sua empresa, sejam elas de quadro traumático ou clínico.

 

Referências Bibliográficas: 

NR-7 – PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

 Fonte da Imagem: 

Freepick

 

 

 

 

 

 

 

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!