Segurança do Trabalho

A Importância da Realização de uma SIPAT

Por Erica Bento Coelho de Moura Lacerda - 29 de agosto de 2017
importancia-da-realizacao-da-sipat

Atualmente, com as inovações a todo momento no mercado de trabalho é necessário que os colaboradores estejam atentos a todos os procedimentos, principalmente, no que diz respeito ao seu comportamento e segurança inseridos em sua empresa.

Estabelecer procedimentos necessários para dimensionar a proteção e a identificação de riscos é o primeiro passo para uma gestão segura e eficaz.

Concomitante a isto, a realização de treinamentos periódicos com foco na conscientização e alinhados à elaboração da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) complementa e assegura o processo.

A definição de SIPAT é bem clara: deve ser uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário.

O objetivo principal da SIPAT é criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização, assim como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias.

A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16, “Atribuições da CIPA (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), letra O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho),onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” (SIPAT).

A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) e deve ser realizada, obrigatoriamente, todo ano.

Sua realização é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nesta semana, é possível conscientizar a todos quanto a importância de prevenir os acidentes de trabalho por meio de temas diversos na área de segurança, saúde, relacionamentos e assuntos da atualidade, tais como: o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva; a fiscalização das ações; direção defensiva; prevenção de acidentes no trajeto; palestras sobre AIDS e DST`s; meio ambiente e os cuidados com a água, por exemplo.

A semana é também uma oportunidade de reforçar os programas de treinamentos já realizados e  aplicar palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades que reforcem os assuntos abordados e promovam interação e reflexão.

Além disto, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um colaborador seguro e satisfeito em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções.

A SIPAT pode ser organizada por Profissionais do RH ou Técnicos de Segurança do Trabalho e todas as reuniões devem ser registradas e documentadas, para que se comprove a realização periódica do evento.

 

Referências Bibliográficas:

Norma Regulamentadora  5 – NR-5 – Comissão Interna De Prevenção De Acidentes – CIPA

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/o-que-e-sipat-qual-sua-importancia/ .

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/o-que-e-sipat-qual-sua-importancia/ .

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/o-que-e-sipat-qual-sua-importancia/ .

 

Fonte da Imagem: Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados