PT APR AR

Importância da segurança do trabalho no construção civil

Por - 25 de junho de 2018

AR APR

A construção civil é um dos setores da economia em que mais ocorrem acidentes de trabalho. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, os colaboradores dessa área são os que correm mais riscos de sofrer ferimentos ou acidentes fatais ao redor do mundo.

Estes acidentes causam grandes perdas humanas e de saúde. Além disso, há também prejuízos para os cofres públicos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou em 2017 um número de acidentes na construção civil que chegou ao dobro da média nacional dos outros setores.

Dados como esses mostram como é importante cuidar da segurança do trabalho na construção civil. Veja, a seguir, alguns dos principais riscos de acidente nesse setor e como evitá-los.

Segurança do trabalho nas quedas de altura

Os trabalhos em altura apresentam grandes riscos para a saúde e a vida do trabalhador. Acidentes envolvendo quedas, infelizmente, estão entre os mais comuns na construção civil.

A norma que regulamenta o trabalho em altura é a NR 35. Ela deve ser aplicada em qualquer atividade de trabalho realizada a 2 metros do nível mais baixo da construção, e em que haja risco de queda.

A NR 35 se refere á capacitação, ao treinamento, ao planejamento e à execução do trabalho em altura. Além desses itens, ela também trata dos sistemas de proteção contra quedas, que podem ser individuais (EPI), como o cinturão de segurança tipo paraquedista ou coletivos (EPC).

Nas queda de materiais

Muitos materiais são transportados o tempo inteiro num canteiro de obras. Se eles forem movidos sem os equipamentos e precauções adequadas, acidentes graves, e até mesmo fatais podem ocorrer.

Os acidentes com quedas de materiais podem ser evitados através de sinalização adequada e do uso de EPI. A norma regulamentadora que trata especificamente do manuseio de materiais é a NR 11.

Essa norma descreve diversas máquinas que movimentam cargas em canteiros, como elevadores e guindastes. Ela também faz referência ao transporte de sacas e de rochas ornamentais, além de falar da forma apropriada de armazenamento de materiais em geral.

Prevendo choques elétricos

Os acidentes envolvendo energia elétrica podem impactar até mesmo os trabalhadores que não lidam diretamente com ela. Por isso, é essencial que todos os colaboradores tenham consciência das áreas em que há perigo de choques, por meio de sinalização e que elas só sejam acessadas pelos técnicos da área.

Da mesma forma, o uso de equipamentos elétricos deve ser feito apenas por pessoal capacitado para a atividade. Os trabalhadores que atuam diretamente com instalações e serviços em eletricidade devem conhecer e seguir a NR 10.

Essa norma é referente a serviços de montagem, operação e manutenção de instalações elétricas, e também fala de atividades realizadas em locais próximos a elas.

Evitando acidentes com máquinas e equipamentos

O maquinário utilizado na construção civil deve ser manipulado apenas pelo profissional treinado em cada máquina. A norma que trata desse tipo de serviço é a NR 12.

Essa Norma Regulamentadora determina como devem ser os arranjos físicos nos locais de instalação e circulação de máquinas, assim como as formas de inspeção, manutenção e preparo das mesmas.

A NR 12 também diz como devem ser os dispositivos usados para várias funções de máquinas e equipamentos, como acionamento, parada, partida e dispositivos de segurança.

Prevenindo a falta de sinalização

O canteiro de obras é um local onde muitas pessoas realizam inúmeras atividades simultaneamente. Por isso, uma das formas mais eficientes de comunicação usadas nesse ambiente de trabalho é a sinalização de segurança.

Essas sinalizações têm varias finalidades. Elas indicam saídas e acessos para trabalhadores e locais de circulação de máquinas, veículos e equipamentos. Também alertam para a obrigatoriedade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), dos riscos de quedas e locais de isolamento para transportes de gruas e guindastes.

As sinalizações de segurança estão regulamentadas pela norma NR 18, na seção 27.

Vimos neste artigo como o conhecimento em segurança do trabalho na construção civil pode evitar acidentes nos canteiros de obras, reduzindo um número que é tão preocupante no setor.

Quanto a você, leitor, conhece outros riscos de acidentes na construção civil e como evitá-los? Deixe um comentário abaixo!

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados