Recursos Humanos

A Importância do Planejamento Financeiro

Por Carolina Pinheiro Riguete - 25 de setembro de 2017
A-Importancia-do-Planejamento-Financeiro

O Planejamento Financeiro é a principal estratégia para que os empreendedores sejam capazes de determinar suas metas financeiras de curto a longo prazo. Mas como aplicá-lo?

Esta estratégia reúne um conjunto de ações e controles, desde acompanhar contas até preparar e elaborar orçamentos. Este sistema engloba a gestão do fluxo de caixa e o plano orçamentário da empresa.

A partir desta análise da situação financeira de sua empresa é que virão suas decisões sobre o negócio.

Através de um minucioso planejamento, o gestor poderá organizar as diretrizes para fazer sua organização crescer de forma sustentável, sem correr “riscos e perigos” quanto a possíveis dificuldades financeiras.

Além disto, também é possível administrar as receitas de modo mais eficaz, entendendo o quanto este recurso se faz necessário para o pagamento de impostos e outras despesas fixas mensais e, ainda, verificar despesas e gastos que estejam gerando prejuízos desnecessários que podem ser reduzidos ou cortados.

O aumento no fluxo de caixa permite uma melhor análise sobre quais investimentos podem aperfeiçoar sua melhoria financeira de forma global.

Com isto, o gestor da empresa consegue entender de forma melhor os seus resultados e controlar suas entradas e saídas de recursos, deixando seu orçamento muito mais dinâmico e eficaz.

São estes fatores que permitem que a sua empresa visualize os roteiros e metas a serem desenvolvidos, conquistando seus objetivos e lucros.

Fonte da Imagem:

Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!