Gestão de Segurança

A Importância do Planejamento na Construção Civil

Por Maria Clara Fonseca Lacerda Valverde - 25 de agosto de 2017
Importancia-do-Planejamento-na-Construcao-Civil

Quando se trata de possíveis riscos para sua empresa e sua equipe vale a pena o investimento!

A Construção Civil, um dos ramos mais conhecidos, é um bom exemplo para ilustrar um determinado empreendimento e seu desenvolvimento interno.

Esta área engloba a elaboração de obras como casas, edifícios, estradas, pontes, dentre outras ações, desde a criação do projeto em sua planta até a sua execução.

Mas temos uma pergunta importante: será que é desenvolvido um programa de Controle e Planejamento para estas atividades?

Um bom planejamento é a base da Segurança do Trabalho, pois é através dele que podemos evitar problemas futuros e ocorrências de acidentes.

E, para isso, contamos com uma ferramenta conhecida como Sistema de Gestão Integrado (SGI), que são iniciativas consolidadas através de políticas, programas, procedimentos e processos que integram a atividade de uma determinada organização, com o intuito de facilitar o cumprimento de normas.

O SGI conta com o auxílio do Ciclo PDCA (do inglês: Plan – Do – Check – Act ou Adjust, que é um método iterativo de gestão com 4 passos a serem seguidos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos), o qual auxilia o desenvolvimento da equipe em busca da melhoria contínua.

A seguir, listamos os 4 passos:

– Planejamento dos processos;

– Execução do que foi planejado;

– Checagem dos processos, afim de verificar os resultados e objetivos alcançados;

– Ação, em que são aplicadas medidas corretivas, de modo que o processo esteja sempre em melhoria contínua e, assim, concluímos o ciclo de melhoria.

A maneira mais produtiva para realizar um trabalho com excelência é através do Planejamento, onde pode ser antecipado os futuros problemas e, assim, realizar um estudo para tomadas de ações com o intuito de corrigir, eliminar ou minimizar as falhas.

Quando o resultado do Sistema de Gestão Integrado é satisfatório reflete em todos os envolvidos do projeto!

 

Referências Bibliográficas:

http://novavenecia.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2013/03/universo_pet_01.pdf

 

Fonte da Imagem:  Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

Gestão e Análise de Documentos, quais as vantagens?
Certificado GWO para o setor eólico, o que é?
Consultorias, saiba quais são os prós e os contras
Sistema de gestão de segurança: confira a importância de ter um!
CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança

Siga-nos!

Posts Relacionados