Atualmente, com inovações a todo momento no ambiente de trabalho é necessário que os colaboradores estejam atentos a todos os procedimentos no que diz respeito ao seu comportamento e a sua segurança.
No que diz respeito à Norma Regulamentadora 23, em seu item 23.1.1, apresenta as seguintes medidas que todas as empresas devem possuir:
O fogo é resultado de uma reação química em cadeia e precisa de material oxidável para sua propagação, ou seja, combustível e, de material oxidante, o comburente. Havendo uma fonte de ignição, acontece a reação em cadeia.
Para cada empresa é importante reconhecer e identificar as possibilidades de ocorrência de um possível incêndio e manter o extintor, imprescindivelmente, disponível e em perfeito funcionamento.
Deve-se conhecer os materiais envolvidos e, qualquer erro na escolha do extintor de incêndio, pode piorar a situação, espalhando ainda mais as chamas ou provocando novas causas como um curto-circuito, por exemplo.
Assim, é necessária a aplicação de treinamentos específicos e periódicos para a equipe de brigada de incêndio, conhecendo bem os extintores e sabendo como usá-los em cada situação.
De acordo com os procedimentos de segurança em uma empresa, por determinação legal, deve ser feita a manutenção do extintor e suas instalações, havendo normas regulamentadoras para cada tipo de empresa, indústria, comércio ou prestação de serviços cumprir adequadamente.
Qualquer tipo de extintor de incêndio exige uma manutenção periódica que deve ser seguida, de acordo com a lei, em três etapas listadas abaixo:
Dando sequência nas medidas prevencionistas, as máquinas e aparelhos elétricos que não devam ser desligados em casos de incêndio, devem conter placas com avisos referentes a este fato, próximas à chave de interrupção.
Portanto, para cada tipo de indústria ou de atividade em que seja grande o risco de possíveis casos de incêndio devem ser adotados requisitos especiais de construção, tais como: portas e paredes corta-fogo ou diques ao redor de reservatórios elevados de inflamáveis.
Desta forma, você manterá seu local de trabalho e seus colaboradores sempre em segurança, preparados e treinados para lidar com as possíveis situações de riscos.
Referências Bibliográficas:
NR-23 – Proteção Contra Incêndios
Fonte da Imagem:
Freepick
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!