Saúde Ocupacional

Qual é a importância da gestão de saúde para a sua empresa?

Por - 18 de junho de 2018
importância da gestão de saúde

Garantir a segurança e a saúde do trabalhador é fundamental para assegurar sua integridade, a produtividade da empresa e evitar problemas judiciais no futuro.

Os afastamentos e atestados decorrentes de doenças ocupacionais podem ser muito prejudiciais para um negócio, dessa forma, o planejamento e gestão em saúde constitui-se como uma solução para trazer mais resultados financeiros e valores humanos para as companhias. 

No artigo de hoje vamos te mostrar sobre a importância de realizar essa tarefa tão importante na sua empresa. Confira!

O que é gestão da saúde?

A gestão da saúde empresarial é o processo que gerencia e promove a saúde dos colaboradores de uma empresa de forma a evitar doenças relacionadas ao trabalho e todas as outras que prejudicam o rendimento e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Qual a sua importância?

As legislações trabalhistas exigem planejamento e gestão em saúde, e existem normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego que visam assegurar a segurança e a saúde dos colaboradores. Uma delas, a NR-7, trata especificamente da adoção de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO.

Essa norma estabelece os parâmetros mínimos e gerais para a realização do PCMSO, podendo ser ampliado pela empresa conforme negociações coletivas. Entre as obrigações desse programa, podemos citar a prevenção, o monitoramento e o diagnóstico de doenças ocupacionais.

Doenças também são prejuízo financeiro

Imagine que José Carlos é um trabalhador dedicado e produtivo da empresa X. Todos os dias esse funcionário executa suas atividades com muito cuidado e destreza, mas trabalha em posições desconfortáveis e manuseando pesos.

Com o tempo, José Carlos começa a sentir dores na coluna, passa a ter cansaço excessivo na realização de suas atividades e, por conseguinte, começa a perder produtividade. 

Além dos fatos citados, as visitas aos médicos e os afastamentos podem representar sérios prejuízos para a empresa X, incluindo gastos com a substituição do funcionário.

É por isso que a gestão da saúde de uma empresa torna-se tão importante para qualquer administrador que procure bons resultados para seu negócio, além de, obviamente, demonstrar mais zelo e cuidado com seus colaboradores.

Como implementá-la na sua empresa?

À medida que a empresa adota um programa preventivo de saúde corporativa, fica muito mais fácil conhecer as condições, necessidades e diferenças entre os funcionários.

Isso pode acontecer por meio da análise das informações fornecidas pela parceria com o convênio médico e os dados registrados pelo sistema interno de saúde do trabalho.

A partir disso, a empresa poderá tomar decisões mais acertadas e estratégicas para tratar e cuidar dos funcionários individualmente, implementando diversas ações para a promoção da saúde do seu quadro de trabalhadores.

Com a realização de eventos de promoção da saúde, a empresa ainda evita possíveis problemas jurídicos, tais como processos criminais, cíveis e previdenciários decorrentes dos danos à saúde dos trabalhadores pelas atividades laborativas. 

Empregar um planejamento e gestão em saúde na sua empresa favorece que a companhia faça a correta destinação dos recursos e traga mais valorização humana para seu negócio. Tudo isso beneficia tanto a empresa quanto os trabalhadores.

Agora que você já sabe a importância do planejamento e gestão em saúde para sua empresa, que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Prevent Work para auxiliá-lo nessa tarefa? Acesse nossa página ou entre em contato conosco!

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!