Ergonomia

Garantia da qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores em alojamentos

Por Maria Clara Lacerda - 27 de junho de 2019
Condições de Higiene e Conforto dos Alojamentos

Em determinados ambientes de trabalho, tais como obras de construção de hidrelétricas, linhas de transmissão, plataformas de petróleo e rodovias, que são executadas afastadas dos centros urbano, empresas optam por construir alojamentos com a finalidade de garantir descanso e a  qualidade de vida e o bem estar dos colaboradores. Esse tipo de alojamento também é muito utilizado em times de futebol. A construção inadequada e a falta de condições seguranças podem proporcionar tragédias enormes, como o recente incêndio em um alojamento de um clube de futebol, que levou a óbito, vários atletas.

A fim de assegurar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, os alojamentos devem ser construídos seguindo as exigências de órgãos como CREA, leis estatuais e municipais, além das normas de saúde e segurança:  NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e NR 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho.

Qual a capacidade máxima de cada dormitório? 

A capacidade máxima de cada dormitório deve ser de 100 colaboradores. As Normas Regulamentadoras estabelecem dimensões dos locais a partir do número de funcionários que trabalham no local, a fim de se ter uma condição ideal de segurança para o trabalhador.

É importante que a empresa garanta as condições de higienização, descanso e alimentação saudável dos colaboradores. A ausência dessas garantias além de causar insatisfação dos colaboradores devido a condições precárias de moradia e vivência, expõe a organização a penalizações fiscais, inclusive interdição.

Para atendimento a NR 18 e NR 24, os alojamentos devem possuir no mínimo:

  • Abastecimento de água potável;
  • Luz natural e artificial conforme iluminância mínima das normas vigentes;
  • Ausência de umidade excessiva capazes de gerarem mofo;
  • Instalações elétricas protegidas e dentro dos padrões técnicos de segurança;
  • Conforto acústico adequado.

Condições de Higiene e Conforto dos Alojamentos

Os dormitórios devem possuir áreas mínimas dimensionadas de acordo com as camas e armários. A área de circulação interna, nos dormitórios, deve possuir largura mínima de 1,00m (um metro), o pé direito dos deve obedecer às seguintes dimensões mínimas:

  1. 2,6m (dois metros e sessenta centímetros) para camas simples;
  2. 3m (três) metros para camas duplas.

As paredes dos alojamentos poderão ser construídas em alvenaria de tijolo comum, em concreto ou em madeira. Os pisos devem ser impermeáveis, laváveis e de acabamento áspero, além de impedir a entrada de umidade e emanações no alojamento.

As instalações sanitárias, devem ser parte integrante do alojamento ou estar localizadas a uma distância máxima de 50m.

Contudo é a empresa que deve determinar procedimentos que busquem  manter as condições de moradia  alojamentos, tais como:

  • Estabelecimento de datas para limpeza e pulverização dos dormitórios (a cada 30 dias);
  • Higienização dos sanitários (diariamente);
  • Recolhimento dos resíduos gerados;
  • Proibição de preparação de alimentos no alojamento. Em função do risco de incêndio além de diversos outros itens, com o propósito de garantir a segurança e qualidade de vida de todos os alojados.

Contratação de terceiros

Sob o mesmo ponto de vista, a empresa que contratar terceiros para a prestação de serviços em seus estabelecimentos, deve garantir aos colaboradores da contratada as mesmas condições de higiene e conforto oferecidas aos seus próprios colaboradores. Portanto ao seguir as normas, a empresa garante alojamentos contendo condições mínimas necessárias de conforto e higiene aos colaboradores.

Quer avaliar se seu alojamento atende todas as determinações legais? Então entre em contato com nossos especialistas, para garantir a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores !

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

· NORMAS REGULAMENTADORAS – MTE

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!