Saude alimentar

Saiba o que é saúde ocupacional e porque é importante para a empresa

Por - 23 de julho de 2018

Muitos empreendedores ainda não sabem ou entendem muito bem o que é saúde ocupacional e qual a sua importância para a empresa. No entanto, trata-se de uma questão que pode interferir diretamente no desenvolvimento do negócio.

A saúde ocupacional é um setor voltado especialmente para a qualidade de vida do trabalhador. Ela tem como objetivo promover segurança no trabalho, saúde física e emocional para os funcionários, além de poder evitar doenças e acidentes que possam ser causados pelas funções ou permanência no ambiente na empresa.

Quer entender mais sobre os benefícios e a importância da saúde ocupacional para a empresa? Então, continue lendo e confira!

1. Promove um ambiente de trabalho mais seguro

Um ambiente de trabalho seguro diminui as chances de acidentes e de diversas doenças relacionadas a ele, tais como as ocupacionais. Para minimizar esses problemas que podem vir a afetar a saúde do trabalhador é necessário fazer um diagnóstico geral para estabelecer tudo aquilo que representa um fator de risco.

Para isso, é possível contratar empresas com serviços especializados nessa área. No entanto, não basta apenas diagnosticar, é essencial fazer as adaptações e investimentos necessários para tornar o local e funções mais seguras.

Dentre essas mudanças estão medidas como investimento em equipamentos, alterações físicas no ambiente de trabalho, promoção de campanhas, capacitação de funcionários e muito mais.

2. Gera maior produtividade

A saúde ocupacional impacta na produtividade do trabalhador de diversas maneiras. Um trabalhador com maior saúde e menores riscos de acidentes tende a faltar menos devido a problemas de saúde que, por consequência, diminuem o seu volume de trabalho.

Trabalhadores com a qualidade de vida reduzida devido a dores ou quaisquer doenças, além de faltarem com mais frequência, têm sua motivação reduzida, seja devido a incômodos ou até pela insatisfação com sua função e ambiente.

Por outro lado, quando o funcionário está mais seguro, com saúde mental e física estáveis e percebe que a empresa está fazendo o possível para promover isso, ele se sente melhor e incentivado para trabalhar, tornando a atividade mais descontraída e, portanto, muito mais produtiva.

3. Estabelece maior credibilidade

Investir em saúde ocupacional é uma postura que gera credibilidade dentro da empresa, pois mostra que ela está comprometida com a saúde dos trabalhadores, que procura estar dentro das leis e fazer o que é melhor para favorecer o bem-estar de seus funcionários.

Sendo assim, é algo que reflete diretamente na maneira como a organização é vista de fora e também de dentro.

4. Ajuda a reduzir gastos

Quando a saúde ocupacional está em falta em uma empresa ela acaba tendo produtividade reduzida e isso interfere no resultado no final de cada mês. Além disso, ela ainda fica sujeita ao risco de passar por processos trabalhistas, autuações fiscais e ficar malvista.

Aumento da credibilidade, redução de absenteísmo, diminuição de riscos e acidentes… todas essas são itens que evitam custos desnecessários. Apesar dos investimentos financeiros para se promover a saúde ocupacional, tudo se tornará mais vantajoso pelos benefícios que ela trará para a sua empresa, favorecendo o seu desenvolvimento dentro do mercado.

Agora que você sabe o que é saúde ocupacional, pode entender que é de extrema importância para levar segurança para o trabalhador e gerar mais benefícios para a empresa. Sendo assim, é indispensável investir nesse setor para evitar que os problemas referentes a ele atrapalhem no crescimento do seu negócio.

Gostou do post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Banner Saude alimentar

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados