De vez em quando você verá uma placa, um cartaz ou uma etiqueta informando ou alertando sobre possíveis riscos de acidentes em um determinado local. Esta sinalização é afixada com o principal objetivo de alertar sobre a melhor forma de proteger as pessoas que circulam por esta área.
A sinalização de segurança apresenta como definição um conjunto audiovisual que visa preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores de um determinado local de trabalho, além de servir de alerta sobre a empresa ou o ambiente em que a pessoa se encontra, especialmente em relação aos riscos que o local possui ou as áreas ou elementos desconhecidos.
O principal objetivo destas sinalizações e/ou marcações é alertar o trabalhador e o visitante sobre os riscos existentes e a necessidade da utilização de equipamentos de proteção. Ou seja, é uma forma rápida de chamar a atenção, de modo inteligente, para objetos ou situações que signifiquem riscos ou que possam originar algum tipo de perigo.
Portanto, em qualquer trabalho que possa expor os colaboradores a riscos de acidentes deve ser adotado este isolamento. A responsabilidade de isolar e de retirar o isolamento das áreas é sempre do executante do serviço.
LOCAIS QUE DEVEM POSSUIR SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO:
Respeitar as fitas de isolamento, placas e cartazes colocados nas áreas isoladas é de suma importância para um trabalho seguro pois no caso de negligência, ignorar ou desprezar os avisos de prevenção de acidentes você pode se ferir, até mesmo de forma grave.
O desrespeito a estas sinalizações pode ser considerado como falta grave, pense nisso e conserve as placas, cartazes e as fitas de isolamento.
Existem vários tipos de sinalizações e as mais comuns são:
Bibliografia:
Fonte da Imagem: Tjdft
Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!