Gestão de Segurança

Sistema de gestão de segurança: confira a importância de ter um!

Por - 7 de fevereiro de 2019

A velocidade de mudança no cenário das organizações atenta para a necessidade de incorporar um sistema de gestão de segurança. Inserir uma boa gestão de saúde e segurança ocupacional, a fim de prevenir passivos trabalhistas e previdenciário, bem como evitar acidentes e garantir a saúde dos colaboradores, gera motivação e comprometimento. 

Um sistema de gestão de segurança é uma ferramenta que, implementada de forma certa, vai permitir à organização obter dados objetivos sobre a sua performance na área da Segurança e Saúde no Trabalho, sendo, ainda, um instrumento essencial de melhoria contínua do processo de uma empresa.

Neste post, mostraremos qual o custo-benefício de um sistema de gestão e listaremos algumas vantagens na sua aplicação.

O que é um sistema de gestão de segurança?

A visão restrita de muitas empresas em relação à segurança, saúde ocupacional e medicina do trabalho, ocultam a real situação da empresa com relação a matéria. Como está a gestão de saúde e segurança da sua empresa? Quer ajuda para identificar oportunidades de melhoria?

Um sistema de gestão é um conjunto inter-relacionado de elementos que estabelecem, executam e alcançam políticas e objetivos de todas as ordens, propondo ações de planejamento, práticas, responsabilidades, procedimentos, recursos e processos. Agora que definimos o que é o sistema de gestão de segurança, vamos à sua utilidade dentro das empresas.

Para que serve um sistema de gestão de segurança?

Com a velocidade das mudanças, é preciso antecipá-las. E a implementação de um Sistema de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) tende a trazer a aceleração necessária e amplia o olhar para uma visão mais holística do ambiente.

Neste sentido, a implantação de um sistema de gestão vai gerar aumento da qualidade de seus produtos e serviços, além de motivar o desenvolvimento sustentável, oportunizar melhores condições de vida aos funcionários e, assim, incrementar o lucro e competitividade, alterando as pressões de mercado para ganhos competitivos, basicamente é necessário atuar nas esferas de Gestão de Processos, Documentos, Treinamentos, Instalações e Equipamentos e no Engajamento de todos colaboradores das diversas classes do Organograma. Quais as vantagens de instaurar um sistema de gestão?

Ao instalar uma metodologia, teremos uma empresa que promove ações exclusivas para a saúde ocupacional dos funcionários, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Veja abaixo quais são os enormes benefícios dessa prática.

Melhora da organização e disposição dos funcionários

A partir do momento em que a organização insere um sistema de segurança, os colaboradores passam a acreditar no real comprometimento da direção. Dessa forma, tornam-se mais engajados e cooperativos com os projetos propostos pela organização.

Maior segurança e saúde no trabalho

A dinâmica da segurança e a saúde no trabalho atuam sobre as condições em que o funcionário desempenha, além de se atentar à proteção e promoção do bem-estar — princípios fundamentais para a qualidade de vida.

Quando se trata de segurança no trabalho, falamos de práticas que precisam ser adotadas para preservar o conforto do trabalhador e proteger a sua vida de possíveis acidentes, pois a saúde está relacionada aos riscos ocupacionais e profissionais que podem surgir no trabalho. 

Processos padronizados

O principal papel da normatização está na criação de métodos e rotina que devem ser seguidos pelos gerentes e funcionários, a fim de realizar e concluir responsabilidades e tarefas.

Capacidade de medir eficácia e melhoria

Um dos principais retornos do SGSST é a capacidade de, ao longo do tempo, mensurar a qualidade das medidas adotadas; analisar se estão adequadas e eficazes para a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, por meio da prevenção de acidentes no trabalho. As ferramentas também fornecem os meios para avaliar o efeito do sistema durante o tempo.

Depois de saber o panorama de uma empresa sob os cuidados de um sistema de gestão de segurança, e o que é preciso para alcançar o sucesso almejado por tantos, que tal conhecer as soluções de proteção para seu ambiente de trabalho que trazem retorno financeiro para sua empresa? Entre em contato com a Prevent Work e saiba mais!

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!