Treinamento

Treinamentos em Segurança do Trabalho: 3 Motivos para Investir na Personalização

Por Paola Brito - 4 de setembro de 2017
treinamentos-em-seguranca-do-trabalho

Muitas empresas ainda tratam os treinamentos em Segurança do Trabalho apenas como mais um requisito legal, se preocupando somente com o cumprimento do que é pedido nas Normas Regulamentadoras.

No momento da contratação, acabam recorrendo aos chamados “treinamentos enlatados”. Estes conteúdos têm um baixo custo e atendem às normas mas, muitas vezes, não cumprem o principal objetivo da aplicação de um treinamento: capacitar o colaborador para agir de forma segura.

A seguir, listamos 3 importantes motivos para o investimento na personalização dos treinamentos de segurança em sua empresa:

  • Garantir o Aprendizado

Para que o colaborador aprenda a agir de forma segura na realidade onde está inserido o ideal é que o treinamento aconteça na própria empresa, que o instrutor conheça os procedimentos internos e sejam abordados os riscos aos quais o trabalhador está exposto.

Quando o conteúdo se adequa à realidade, o colaborador passa a ver sentido na realização do treinamento. Isto desperta interesse, tornando o aprendizado mais fácil e agradável;

  • Transformar a Conduta Segura em Hábito

Muitos colaboradores possuem anos de experiência e, ainda assim, levam consigo hábitos inseguros. Além de garantir que eles recebam a instrução é preciso, ainda, gerar uma mudança de comportamento! De nada adianta saber que está agindo de forma errada e, ainda assim, continuar a fazê-lo.

Simular as atividades que o colaborador desempenha em sua rotina, utilizando os mesmos recursos, é o primeiro passo para transformar a conduta segura em hábito;

  • Identificar Pontos de Melhoria na Empresa

Durante a aplicação de um treinamento personalizado são observados pontos de melhoria que podem ter passado desapercebidos aos olhos de outrem. A correção destes apontamentos torna o treinamento ainda mais eficaz.

Como são os treinamentos aplicados na sua empresa? Pensou em mais algum motivo para investir na personalização? Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco!

 

Referências Bibliográficas:

NBR ISO 10005 – Gestão da Qualidade – Diretrizes para Planos de Qualidade

Fonte da Imagem: Arquivo

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!