Treinamento

Uma Gestão de Segurança do Trabalho pode ser Sistematizada?

Por Caio César - 29 de junho de 2017
Seguranca-do-Trabalho-pode-ser-Sistematizada

Atualmente, a segurança do trabalho e a saúde dos profissionais das organizações deixaram de ser consideradas como custos, tornando-se investimentos com retornos expressivos, de médio a longo prazo. Mas com o advindo da digitalização global, é possível realizar uma gestão de segurança através de soluções e ferramentas digitais?

A resposta para essa pergunta é: sim e, deve-se adotar esta medida nos espaços corporativos.
Devido a quantidade de informações que a segurança e a saúde ocupacional exige atualmente e a complexidade de integrar estas informações, as soluções como softwares para uma boa gestão se tornaram imprescindíveis. Como exemplo, podemos citar os riscos do PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), da NR-09, que devem estar em perfeita articulação com os riscos apresentados no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), da NR-07. Vale ressaltar que uma solução digital se aplica tanto para pequenas, como para grandes organizações.

Destaca-se, ainda, que o próprio governo vem implementando softwares para atender e trazer soluções para suas demandas fiscais/trabalhistas/previdenciárias, como prova disto temos o eSocial e, com isso, todos os trâmites envolvidos no sistema.

Assim, quem busca implementar uma gestão efetiva em segurança e saúde ocupacional deve buscar adquirir uma solução digital, sempre lembrando que o sistema deve atender suas principais demandas, além de manter um suporte ao usuário, atualizações constantes e fácil usabilidade, alinhadas com a velocidade e segurança das informações.

O mercado oferece uma série destas soluções mas, algumas possuem um maior destaque devido as metodologias de funcionamento, tecnologias envolvidas e funcionalidades exclusivas.

Fonte da Imagem: Freepick

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!