Higiene Ocupacional

Você sabe o que é higiene ocupacional?

Por - 6 de junho de 2018

Ir em busca de uma equipe de funcionários engajada — preocupando-se com a saúde deles — faz parte da receita de sucesso das empresas. A produtividade está diretamente associada ao bem-estar físico, emocional e mental dos empregados. É importante investir não somente na segurança do trabalho, como também na higiene ocupacional.

Pensando na relevância do assunto, preparamos um texto sobre o que é higiene ocupacional para que você tenha o conhecimento necessário dos conceitos ligados a ela. Confira a seguir!

O que é higiene ocupacional?

A higiene ocupacional é a ciência que tem o objetivo de prezar pela saúde física e mental do trabalhador. Ela é utilizada para prever, reconhecer e controlar os riscos — presentes no ambiente de trabalho — capazes de causar doenças ocupacionais .

Quais são as etapas da higiene ocupacional?

A higiene ocupacional é dividida em quatro etapas:

Antecipação

Nesta primeira fase, busca-se prever os possíveis riscos que possam prejudicar a saúde do empregado futuramente. Também são elaboradas medidas para prevenir esses riscos antes que um processo industrial se inicie.

Reconhecimento

É feita uma avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais. Para isso, é estudado tudo o que faz parte do trabalho do funcionário: matérias-primas, máquinas e equipamentos, procedimentos de rotina, processos produtivos e instalações.

Avaliação

Essa etapa consiste na avaliação quantitativa dos riscos a que o trabalhador está exposto. Os dados coletados são comparados com os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora 15 (NR-15) e pela entidade internacional Association Advancing Occupational and Environmental Health (ACGIH).

Controle

Na última fase da higiene ocupacional, são tomadas providências para eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis os riscos ocupacionais. Alguns exemplos para realizar o controle são a implementação de equipamentos de proteção individual e coletiva, a sinalização de perigo existente e a instalação de sistemas de exaustão e ventilação.

O que são e quais são os riscos ocupacionais?

São os agentes responsáveis por trazer danos à saúde de uma pessoa enquanto ela realiza o seu trabalho. Eles estão separados em cinco categorias:

Riscos físicos

São gerados pelas máquinas e condições físicas do local de trabalho. Como exemplos, podemos citar os ruídos e as vibrações das máquinas, variação extrema de temperatura e de pressão do ambiente, umidade e outros.

Riscos químicos

Estão relacionados ao uso e manuseio de substâncias químicas que provocam intoxicações e reações alérgicas no empregado. Esses riscos podem ser produtos químicos em geral, poeira, fumos e gases.

Riscos biológicos

Os riscos biológicos são causados por micro-organismos — como vírus, bactérias, protozoários, parasitas e fungos — capazes de deixar os funcionários doentes por contaminação.

Riscos ergonômicos

São riscos associados ao mau uso das técnicas de ergonomia, como esforço intenso para levantar e carregar materiais pesados, postura incorreta e repetitividade de atividades. O trabalhador submetido aos riscos ergonômicos começa a reclamar de dores no corpo e tem a qualidade de vida prejudicada por isso.

Riscos de acidente

Um arranjo ruim da estrutura física pode ser o motivo de acidentes dentro do ambiente de trabalho. Por isso, é essencial se atentar aos fatores representantes de riscos de acidente, como iluminação inadequada, falta de equipamentos de proteção individual e coletivo e ferramentas defeituosas.

Saber o que é higiene ocupacional e entender como ela é importante são requisitos básicos para colocar a sua empresa à frente da concorrência. É preciso preparar um ambiente de trabalho adequado e buscar meios de prevenir seus funcionários de doenças ocupacionais. Assim, você estará em dia com as normas trabalhistas e não terá que arcar com custos desnecessários posteriormente.

Percebeu como é importante saber o que é higiene ocupacional? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe outros artigos como este!

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados