Segurança do Trabalho

Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!

Por - 3 de dezembro de 2018

Você sabe o que é NR 10? As normas regulamentares surgiram para garantir a segurança dos trabalhadores que realizam as atividades operacionais dentro de uma empresa.

Existem várias delas, sendo que cada uma pode ser aplicada à determinada situação e voltar-se a certos cenários, sendo que boa parte delas já existe há algumas décadas.

Neste post, nosso objetivo é esclarecer para você qual o objetivo de regulamentação da NR 10, e quais empresas devem observar essa norma para evitar acidentes e sanções por parte dos órgãos regulatórios. Acompanhe.

O que é NR 10?

A eletricidade é um recurso indispensável para a nossa sociedade, sendo que devido aos riscos em se lidar com a energia elétrica, o Ministério do Trabalho emitiu a NR 10 em 1978, sendo reformulada e modernizada em 2004.

A norma regulamentadora em questão mantém um conjunto de procedimentos de segurança que devem ser adotados por trabalhadores e empresas que realizem intervenções, atividades em instalações elétricas ou que lidem diretamente com eletricidade, visando garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

Quais os riscos de se trabalhar com eletricidade?

Mesmo sendo um recurso amplamente utilizado pelo ser humano e que convivemos diariamente, manusear determinadas instalações elétricas pode trazer sérios riscos a integridade dos trabalhadores. Qualquer descuido pode levar desde as pequenas lesões a, até mesmo, grandes gravidades, inclusive a morte de um colaborador, dependendo da voltagem a que seja exposto.

Entre os principais riscos temos o choque elétrico, que não apenas pode deixar o trabalhador inconsciente, mas também provoca uma série de consequências indiretas, como a queda de lugares altos — geralmente onde ficam as instalações —, queimaduras e outras lesões diversas.

Também ocorrem diversos outros problemas que colocam em risco, não apenas os colaboradores que atuam na rede elétrica, mas também outras pessoas que circulam pelo local, como a energização acidental, descargas atmosféricas e outros problemas. Por conta desse conjunto de riscos tão graves a saúde de colaboradores e terceiros, é tão necessário que se faça a observação constante da NR 10 e todas as suas indicações de segurança, evitando assim ao máximo qualquer risco.

Quais são as empresas que devem aplicar a NR 10?

Segundo o texto da NR 10, seu objetivo é proteger todos os trabalhadores que, de forma direta ou indireta, trabalhem e interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade. Dessa forma, podemos entender que toda empresa que tenha envolvimento na geração, transmissão, distribuição ou consumo, demande de profissionais qualificados a observar a aplicação da NR 10 para garantir a segurança dos colaboradores.

É preciso observar a aplicação da norma desde a etapa de projeto de criação de uma nova instalação, sua construção, montagem e operação, além da manutenção regularmente necessária para o seu funcionamento. Ou seja, a aplicação da NR 10 não é voltada apenas para empresas que trabalham diretamente com a distribuição de energia e manutenção de redes elétricas e sim para qualquer organização em que se aplique a eletricidade.

No momento em que for instalada uma nova rede elétrica em uma fábrica, por exemplo, deverá ser observada as indicações descritas na regulamentação.

Esperamos que ao finalizar a leitura deste texto você tenha compreendido o que é NR 10 e quais são as suas principais aplicações. Incluindo o fato de que ela não é voltada apenas para empresas que atuam com eletricidade, mas a todas que utilizam o recurso.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário no post, nossos técnicos vão poder esclarecer qualquer questão em que você esteja interessado sobre o assunto!

Gostou deste post? Então deixe um comentário, compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Digite sua busca

Posts Recentes

CASE: Programa de Maturidade em Saúde e Segurança
Você sabe o que é NR 10? Entenda agora do que se trata!
Você conhece as principais doenças ocupacionais e suas causas? Veja ...
Você sabe o que é CAT e quando ele deve ser preenchido? Confira aqui...
Saiba o que é adicional de insalubridade e quem tem direito!

Siga-nos!

Posts Relacionados