
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
O diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.
A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Cuidar de si também é amor próprio.
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio. Consultas médicas regulares, exames preventivos e a prática do autoexame são atitudes simples que podem salvar vidas. Além disso, manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física e controle do estresse contribuem para o bem-estar integral da mulher.

Author