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PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS

Imagine, se toda organização tivesse meios e alternativas de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Seria um sonho, não concorda? E se eu te disser que isso é uma realidade, pois existem diversas ferramentas para gerir os riscos de uma empresa e consequentemente adotar as medidas de prevenção eficazes.

Neste artigo, iremos abordar pontos essenciais que uma organização precisa adotar para garantir um ambiente seguro e saudável para todos.

Definição:

Segundo a Legislação, acidente do trabalho “é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”, trazendo uma definição ampla e objetiva. Já as doenças ocupacionais “são aquelas adquiridas em decorrência das atividades laborais”, ou seja, todas as doenças que são decorrentes do ambiente ou da função exercida. A Portaria GM/MS nº 1.999, de 27 de novembro de 2023, modernizou a LDRT (Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho), ampliando a lista para 347 doenças, com a adição de 165 novas patologias, com o objetivo de melhorar o diagnóstico, a prevenção e a relação entre doenças e atividades laborais, garantindo maior proteção aos trabalhadores.

Formas de Prevenção:

Conforme citado no início desse artigo, existem algumas ferramentas específicas para esse controle, porém, abordaremos 3 passos básicos para a implementação da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais:

  1. Gestão de Riscos: também chamada de análise de riscos, é primordial que as organizações realizem e evidenciem esse estudo, esse monitoramento através das documentações obrigatórias: PGR, Inventário de Riscos, Plano de Ação, PCMSO, Plano de Atendimento a Emergência e o Procedimento para Investigação de Acidentes; as medições qualitativas e quantitativas, caso necessário, através dos instrumentos de Higiene Ocupacional, entre outros, garantindo a eficácia através do acompanhamento das medidas de prevenção e de controle para cada risco identificado e evidenciado.
  2. Capacitação e Treinamento: importante destacar que todo e qualquer processo, procedimento e estudo desenvolvido e realizado pela empresa em prol da saúde do trabalhador, seja informado e evidenciado, através de capacitações e treinamentos com carga horária pré-estabelecida, com uma linguagem apropriada e eficaz.
  3. Comunicação: a comunicação ativa que se constrói uma cultura de segurança dentro de uma organização, através da abordagem, da orientação, e, principalmente da escuta, entendendo as dificuldades no ambiente, fazendo com que os trabalhadores participem dos processos de melhorias e de medidas preventivas na empresa.

É importante frisar, que, é de responsabilidade do empregador e do empregado a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois, adotar uma cultura de segurança e promover a conscientização torna um ambiente seguro, eficiente e produtivo.

E você, já pensou em adotar medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais? 

A Prevent Work pode te ajudar nisso! Entre em contato conosco!

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Prevent Work

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